Resolução da Anvisa facilita acesso a remédios à base de cannabis

Publicado em 08/10/2021 - 08:24 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Anvisa publicou uma resolução para acelerar o acesso aos remédios feitos a partir da planta cannabis. A medida simplifica o cadastro dos pacientes que precisam desses medicamentos.

De acordo com a agência reguladora, a demanda pela importação desses produtos tem sido cada vez maior e, por isso, a análise na Anvisa estava demorando mais que o esperado. E isso pode prejudicar a saúde dos pacientes.

Nos últimos seis anos, os pedidos para importar medicamentos à base de cannabis aumentaram mais de 2.400%. O número de pedidos saltou de 896, em 2015, para 19 mil no ano passado. E, somente nos nove primeiros meses deste ano, esta marca já foi superada. De janeiro a setembro, a Anvisa recebeu 22 mil solicitações de importação.

Ainda segundo a Anvisa, a pandemia de covid-19 agravou o cenário e resultou nesse aumento da demanda.

De acordo com a resolução da agência, a importação de produtos derivados de cannabis por pessoa física deve ser somente para uso próprio e com prescrição de um profissional legalmente habilitado. Essa receita tem validade de seis meses.

Outros quatro documentos precisam ser apresentados na hora de importar medicamentos derivados da cannabis: um formulário de petição, o conhecimento da carga embarcada, a fatura comercial e o comprovante de endereço do paciente.

Edição: Bianca Paiva/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Saúde

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo
Geral

Dia Mundial do Livro: leitura deve ser incentivada na infância

A diretora-executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Garcia, destaca que o hábito deve ser incentivado desde cedo. Mais que isso, deve ser estimulado nas escolas.

Baixar arquivo
Geral

PF deflagra operação contra desvio de R$ 14 milhões no SUS

Operação Moto-perpétuo cumpriu 13 mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (23), em endereços ligados aos investigados nas cidades de Curitiba, São Paulo e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.  

Baixar arquivo
Geral

Dia de São Jorge tem missa, procissão e a tradicional feijoada

O dia do santo mais festejado da igreja católica no Rio de Janeiro começou com missa,  alvorada festiva e muitos fogos na matriz, em Quintino, na zona norte da capital.

Baixar arquivo
Segurança

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados

O maior número estava em áreas onde existem disputas de território entre facções criminosas rivais

Baixar arquivo