Rio de Janeiro decide hoje sobre flexibilização do uso de máscaras

Publicado em 26/10/2021 - 13:26 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

65% da população da cidade do Rio de Janeiro está imunizada com a dose única da Jansen ou as duas das outras vacinas contra a covid-19. Com isso, deve ser cumprida a projeção da prefeitura de flexibilizar  o uso de máscaras em locais abertos e sem aglomeração, já a partir de amanhã.

O tema tem dividido opiniões, entre quem apoia a medida e aqueles que questionam se este é o momento adequado, já que municípios da Região Metropolitana ainda não atingiram a cobertura vacinal segura.

Entre os opositores, está o deputado estadual Waldeck Carneiro, presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa. Ele avalia que ainda é cedo para flexibilizar o uso de máscaras..

Já o infectologista  Alberto Chebabo, membro do Comitê Científico de enfrentamento à Covid, que assessora a Prefeitura nas medidas de enfrentamento à doença, avalia que a flexibilização é possível.

A derrubada parcial do uso de máscaras esbarra, no entanto, em lei estadual, que mantém a obrigatoriedade do equipamento de proteção no Rio de Janeiro. E para deliberar sobre o tema, a Assembleia Legislativa deve votar, hoje à tarde,  projeto de lei que autoriza o governo fluminense e as prefeituras a flexibilizarem o uso de máscara.

A proposta altera lei de junho do ano passado, que definiu a obrigatoriedade da máscara para prevenção do contágio pelo coronavírus no Rio de Janeiro

O balanço oficial de vacinação no estado aponta quase 21,5 milhões de pessoas com o esquema de imunização completo. Na capital fluminense, o total de doses aplicadas chegou perto de 10,8 milhões, com a maioria da população vacinada.

Edição: Vitória Elizabeth / GT Passos

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo