Sábado é o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação

Publicado em 15/10/2021 - 16:52 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Os pais ou responsáveis por crianças de um ano a adolescentes menores de 15 anos com os esquemas de imunização incompletos têm mais uma oportunidade de colocar o cartão de vacina deles em dia.

Neste sábado, dia 16, a partir das 8h, as equipes de saúde estarão mobilizadas para o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação.

Cerca de 45 mil postos de vacinação estarão abertos, em todo o país, para disponibilizar as doses de 18 imunizantes, que compõem o Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente.

A diarista Joselma dos Santos, de Brasília, é mãe de três meninas, de 15, 12 e três anos. Ela ficou sabendo sobre o dia D por um conhecido, e pretende levá-las neste sábado para atualizar a vacinação das filhas.

Entre as vacinas que vão ficar disponíveis nos postos estão a BCG, Hepatite A e B; Poliomielite; Rotavírus Humano, Meningite, Poliomielite, Febre amarela, Tríplice viral - que protege contra Sarampo, rubéola e caxumba - e HPV, do Papilomavírus Humano.

Conforme orientação do Ministério da Saúde, os adolescentes de 12 a 15 anos que vão tomar a vacina contra a covid-19, ou foram vacinados há poucos dias, podem tomar os outros imunizantes, conforme a necessidade de atualização do cartão de vacina.

Segundo a pasta, além de colocar a caderneta em dia, o objetivo da campanha de imunização é evitar que algumas doenças que já estão erradicadas voltem, e proteger a vida das crianças e jovens brasileiros. Isso porque a cobertura vacinal vem caindo nos últimos anos e, especialmente em 2020, primeiro ano da pandemia, quando muitas pessoas evitaram sair de casa.

E por causa da Covid-19, os postos de vacinação neste dia D vão contar com todas as medidas de segurança como álcool em gel, distanciamento e priorizando locais ao ar livre.

A Campanha Nacional de Multivacinação 2021 segue até 29 de outubro.

Edição: Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo