Sábado é o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação

Publicado em 15/10/2021 - 16:52 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Os pais ou responsáveis por crianças de um ano a adolescentes menores de 15 anos com os esquemas de imunização incompletos têm mais uma oportunidade de colocar o cartão de vacina deles em dia.

Neste sábado, dia 16, a partir das 8h, as equipes de saúde estarão mobilizadas para o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação.

Cerca de 45 mil postos de vacinação estarão abertos, em todo o país, para disponibilizar as doses de 18 imunizantes, que compõem o Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente.

A diarista Joselma dos Santos, de Brasília, é mãe de três meninas, de 15, 12 e três anos. Ela ficou sabendo sobre o dia D por um conhecido, e pretende levá-las neste sábado para atualizar a vacinação das filhas.

Entre as vacinas que vão ficar disponíveis nos postos estão a BCG, Hepatite A e B; Poliomielite; Rotavírus Humano, Meningite, Poliomielite, Febre amarela, Tríplice viral - que protege contra Sarampo, rubéola e caxumba - e HPV, do Papilomavírus Humano.

Conforme orientação do Ministério da Saúde, os adolescentes de 12 a 15 anos que vão tomar a vacina contra a covid-19, ou foram vacinados há poucos dias, podem tomar os outros imunizantes, conforme a necessidade de atualização do cartão de vacina.

Segundo a pasta, além de colocar a caderneta em dia, o objetivo da campanha de imunização é evitar que algumas doenças que já estão erradicadas voltem, e proteger a vida das crianças e jovens brasileiros. Isso porque a cobertura vacinal vem caindo nos últimos anos e, especialmente em 2020, primeiro ano da pandemia, quando muitas pessoas evitaram sair de casa.

E por causa da Covid-19, os postos de vacinação neste dia D vão contar com todas as medidas de segurança como álcool em gel, distanciamento e priorizando locais ao ar livre.

A Campanha Nacional de Multivacinação 2021 segue até 29 de outubro.

Edição: Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Vale do Anhangabaú é reaberto hoje ao público

O consórcio Viva o Vale, empresa que ganhou a concessão por 10 anos, assumirá o local a partir de hoje para administrar e cuidar da manutenção.

Baixar arquivo
Geral

Tarifa Social: Aneel regulamenta inclusão automática de beneficiários

O programa beneficia atualmente cerca de 12 milhões de famílias beneficiadas pela tarifa; a expectativa do governo é que mais de 11 milhões tenham acesso ao benefício.

Baixar arquivo
Saúde

Nove estados têm mais de 90% da população vacinada com a primeira dose

Entre os estados que conquistaram o resultado da vacina contra covid-19 estão: Santa Catarina, Roraima, São Paulo, Espírito Santo, Paraná e Minas Gerais.

Baixar arquivo
Esportes

Time Brasil conquista 77 vagas para os Jogos Pan-Americanos Santiago

As vagas garantidas foram em 14 modalidades: atletismo, ginástica rítmica, ginástica de trampolim, handebol, judô, karatê, natação, patinação velocidade, skate, taekwondo, triatlo, vôlei, vôlei de praia e wrestling.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de domingo e próximas partidas do futebol

O Atlético Mineiro bateu o Bragantino de virada por 4 a 3. O Bahia venceu o Fluminense por 2 a 0.  Corinthians e Grêmio ficaram em 1 a 1. Ceará e América Mineiro ficaram no 0 a 0.

Baixar arquivo
Esportes

Vôlei sentado brasileiro projeta mais treinos e campeonatos até Paris

Após a conquista da medalha de bronze entre as mulheres na Paralimpíada de Tóquio, o vôlei sentado brasileiro terá novidades no ciclo de Paris. Modalidade fechou patrocínio com multinacional do ramo automobilístico.

Baixar arquivo