Saiba algumas diferenças entre os sintomas da covid e da dengue

Publicado em 04/10/2021 - 21:49 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Com a chegada do período de chuvas no país é preciso redobrar os cuidados para prevenir a dengue. Os dados do Ministério da Saúde mostram que em 2020 foram notificados quase um milhão de casos da doença no Brasil. Especialistas temem que o número este ano possa ser ainda maior.

A epidemiologista Gabriela Vilar lembra que, em tempo de pandemia, é comum que o paciente, ao passar mal, já associe os sintomas da dengue com os da covid-19. Ela recomenda observar a duração da febre. Segundo ela, a febre da dengue é comum que dure mais de quatro ou cinco dias, dores atrás dos olhos e nas articulações.

A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Na maioria dos casos, os sintomas da dengue duram até dez dias. Mas a fraqueza e mal-estar podem permanecer por algumas semanas.

A médica lembra os cuidados básicos para combater o mosquito, como não deixar água parada, mesmo que seja um recipiente pequeno, como uma tampinha de garrafa.

Não existe um tratamento específico para a dengue e sim para os sintomas, com medicamentos para febre, dores no corpo e na cabeça. É importante aumentar a ingestão de líquidos para evitar uma desidratação.

A doença também tem a forma grave, a dengue hemorrágica, que pode levar à morte. Manchinhas vermelhas e sangramentos na gengiva são os primeiros sinais de alerta.

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economia

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo
Geral

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo