Boletim revela queda nos indicadores de transmissão da covid-19

Publicado em 27/11/2021 - 14:18 Por Lígia Souto - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A mais recente edição do boletim do Observatório Covid-19 da Fiocruz revelou nova queda nos indicadores de transmissão da doença nas duas últimas semanas epidemiológicas, período entre os dias 7 a 20 de novembro. O estudo, divulgado nessa sexta-feira (26), indica que, além da redução do número de casos registrados e de óbitos, houve também diminuição na taxa de letalidade entre os infectados pelo coronavírus. 

Apesar da melhora no cenário, os técnicos da Fundação alertam para a importância de manter os cuidados durante as comemorações de fim de ano e festas de verão. Eles recomendam cautela e monitoramento de possíveis sinais de recrudescimento da pandemia, e ressaltam, também, a necessidade de continuar avançando com a campanha de vacinação.

Além disso, os especialistas defendem medidas como a exigência de imunização contra covid-19 para entrada no Brasil, o uso de passaporte de vacinas em locais públicos e o controle da situação vacinal e a testagem de viajantes no país.

A exemplo da edição anterior, o boletim chama a atenção para a nova onda de transmissão da covid-19 em países europeus, que tem impactado principalmente locais com baixa cobertura vacinal e populações não vacinadas. Outra preocupação em destaque no estudo da Fiocruz é a possibilidade do espalhamento de novas variantes nesses países, acompanhada pelo fluxo de viagens internacionais. 

O Observatório Covid-19 também traz dados que indicam ligeiro aumento no número dos casos de síndrome respiratória aguda grave, que subiu de 2,7 para 2,8 casos por 100 mil habitantes no mesmo período pesquisado.

Edição: Raquel Mariano / Naitê Almeida

Últimas notícias
Meio Ambiente

PF investiga possível contaminação do rio Tapajós, no Pará

O rio Tapajós, que normalmente tem águas claras, com tom esverdeado, está apresentando uma coloração barrenta. Peritos da PF vão também coletar amostras da água.

Baixar arquivo
Geral

Anac concede primeira autorização para entregas por drones

Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concedeu a primeira autorização para entregas comerciais com o equipamento.

Baixar arquivo
Geral

Receita Federal abre consulta a lote residual do Imposto de Renda

O acesso pode ser feito a partir desta segunda-feira. Esse lote é voltado para contribuintes que caíram na malha fina em anos anteriores e conseguiram acertar as contas.

Baixar arquivo
Geral

Rio anuncia investimentos nas comunidades do Jacarezinho e Muzema

Serão investidos cerca de R$ 500 milhões nas duas comunidades, que foram escolhidas com base no índice de criminalidade e no número de habitantes, que passa dos 40 mil.

Baixar arquivo
Cultura

Rio e São Paulo adiam desfile de carnaval para feriado de Tiradentes

A decisão de adiar os desfiles das escolas de samba de fevereiro para abril foi tomada pelos prefeitos do Rio, Eduardo Paes e de São Paulo, Ricardo Nunes, em reunião virtual nessa sexta-feira.

Baixar arquivo
Geral

Código de Trânsito Brasileiro completa 24 anos

Criado em 1997 ele passou a vigorar no ano seguinte. Esse conjunto de normas sofreu várias atualizações desde a sua criação e algumas delas são bem fresquinhas e passam a valer em abril deste ano.

Baixar arquivo