Campanha chama a atenção para o combate ao mosquito Aedes aegypti

Publicado em 30/11/2021 - 15:26 Por Nádia Faggiani - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira (30) a campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. A ação é para informar e mobilizar toda a sociedade sobre a importância de manter as ações de eliminação de focos do mosquito - especialmente neste período que antecede o verão - para evitar surtos e epidemias.

Doze estados brasileiros apresentaram aumento de casos de dengue este ano em relação ao ano passado. A maior variação foi no Amapá, de 354,7%, passando de 53 para 241 casos no período. Alagoas está em segundo lugar, com variação de 187%. Lá, o número de casos de dengue passou de 2.215 no ano passado para 6.357 este ano.

Os casos de chikungunya cresceram em 17 estados, com destaque para São Paulo, com uma variação de 3.779% em relação a 2020. No ano passado, São Paulo teve 468 casos de chikungunya; este ano saltou para 18.156 casos.  Em seguida está o estado de Goiás, que passou de 48 casos para 562 de um ano para o outro.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o Brasil tem mostrado uma estratégia favorável de combate ao mosquito Aedes aegypti, com o uso de inseticidas de primeira ponta e tem sido pioneiro em detectar novos arbovírus. Nesse contexto, a coordenadora da unidade de Vigilância da Opas, Maria Almiron, fez um chamado para que, neste cenário de pandemia da covid-19, o Brasil seja pioneiro no controle de vetores em 2022.

Representando o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, no lançamento, o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, explicou que a campanha vai durar cerca de 30 dias e conta com a ajuda da população.

Os casos de zika vírus também tiveram aumento de 2020 para 2021 em 12 estados - com destaque para o Acre, que passou de 21 para 205 casos do ano passado pra cá, e Roraima, que aumentou de três para 24 casos.

Edição: Nathália Mendes

Últimas notícias
Saúde

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo
Geral

Dia Mundial do Livro: leitura deve ser incentivada na infância

A diretora-executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Garcia, destaca que o hábito deve ser incentivado desde cedo. Mais que isso, deve ser estimulado nas escolas.

Baixar arquivo
Geral

PF deflagra operação contra desvio de R$ 14 milhões no SUS

Operação Moto-perpétuo cumpriu 13 mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (23), em endereços ligados aos investigados nas cidades de Curitiba, São Paulo e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.  

Baixar arquivo
Geral

Dia de São Jorge tem missa, procissão e a tradicional feijoada

O dia do santo mais festejado da igreja católica no Rio de Janeiro começou com missa,  alvorada festiva e muitos fogos na matriz, em Quintino, na zona norte da capital.

Baixar arquivo
Segurança

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados

O maior número estava em áreas onde existem disputas de território entre facções criminosas rivais

Baixar arquivo