Covid já gerou aumento de 16% na média de mortes em 43 países

Publicado em 10/11/2021 - 15:05 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A pandemia de Covid-19 causou mais de dois milhões e meio de mortes, ou seja, 16% a mais do que a expectativa para 2020 e a primeira metade de 2021. Isso em 43 países. Essas informações estão no estudo divulgado pela OCDE, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.

Outra consequência da covid foi a redução da expectativa de vida, em 24 de 30 países. O destaque ficou com os Estados Unidos e Espanha, com cerca de um ano e meio a menos de vida em média.

O relatório também chama a atenção para o retorno ao estado normal, em casos de covid prolongada. No Reino Unido, por exemplo, essa situação afetou um milhão e 100 mil pessoas, ou 1,7% da população. Nos Estados Unidos, 37% dos pacientes apresentaram pelo menos um sintoma de COVID, por 4 a 6 meses após o diagnóstico.

Com a doença, os gastos com saúde aumentaram dramaticamente em muitos países, especialmente na Europa. No Reino Unido, as despesas com saúde, em porcentagem do PIB, o Produto Interno Bruto, aumentaram de 10,2%, em 2019 para 12,8% em 2020. E na Eslovênia, o aumento no período foi de 8,5% para mais de 10%.

Entre os países analisados, mais de 90% das mortes por COVID-19 acontecem em pessoas com 60 anos ou mais, afetando principalmente as populações mais pobres, minorias étnicas e imigrantes. Também foi apontado que o tabagismo, o consumo elevado de álcool e a obesidade aumentam o risco de morte por COVID-19.

Sobre as consequências da pandemia no equilíbrio mental, foi detectado que casos de ansiedade e depressão dobraram em relação aos níveis pré-covid na maioria dos países com dados disponíveis, especialmente nos Estados Unidos, México e Reino Unido.

Já a vacinação reduziu as internações hospitalares em mais de 90%, entre as pessoas totalmente imunizadas.

Edição: Paula de Castro Ribeiro / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo