Covid: RJ lança campanha para incentivar aplicação da segunda dose

Ação quer chamar a atenção também dos idosos para dose de reforço

Publicado em 02/11/2021 - 15:56 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O município do Rio de Janeiro retoma, nesta quarta-feira (3), o calendário de vacinação contra a covid-19. Cariocas com 12 anos ou mais, que ainda não receberam a primeira dose, devem comparecer aos postos. Idosos com 64 anos ou mais, pessoas imunossuprimidas e profissionais da saúde que completaram o esquema vacinal em abril também podem receber o reforço nesta quarta-feira.

O mesmo vale para aqueles que, por conta do feriado de Finados e o fechamento dos postos, deixaram de tomar a segunda dose.

O calendário segue na quinta-feira (4), para mulheres com 63 anos ou mais. Na sexta (5), será a vez dos homens nesta faixa etária. E, no sábado (6), haverá mais uma vez repescagem para quem tem 63 anos ou mais, independente do gênero, e que perdeu a data de vacinação

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, até esta terça-feira (2), mais de 4,5 milhões de pessoas completaram o esquema de imunização na capital. Em todo o estado, já foram aplicadas quase 22,8 milhões de doses de vacina contra o coronavírus. 

A Secretaria alerta, no entanto, para um dado preocupante: aproximadamente 350 mil pessoas retornaram aos postos de Saúde para receber a segunda dose. Diante desse número, o governo lançou uma campanha para a necessidade de retorno aos postos, medida de garantia de proteção contra a covid-19. 

Com o slogan Tome a Medida Certa. Tome a Segunda Dose, a campanha quer chamar a atenção também dos idosos para a importância do reforço.

Por meio de nota, o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, ressaltou a necessidade de completar o esquema vacinal e fez um pedido para que as pessoas voltem aos postos para a segunda ou a dose de reforço.

Edição: Vitória Elizabeth/ Renata Batista

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo