Embaixada na África do Sul registra pedidos de ajuda de brasileiros

Publicado em 30/11/2021 - 10:58 Por Rimack Souto - Repórter Rádio Nacional - Brasília

Até a noite dessa segunda-feira, a embaixada de Petrória e o consulado-geral na Cidade do Cabo, localizados na África do Sul, registraram 240 pedidos de ajuda de brasileiros que estão em cidades sul-africanas. Destes, a grande maioria, 230 pessoas, estão no país a turismo. De acordo com informações do Itamaraty, foi disponibilizado no portal consular um formulário virtual para cadastrar os viajantes que querem retornar ao Brasil. Esses brasileiros estão impossibilitados de voltar ao Brasil, após a publicação de uma portaria do governo federal que restringe a entrada de passageiros vindos da África do Sul, na Namíbia Zimbabwe e Eswatini.

A medida foi tomada após a Organização Mundial da Saúde classificar a nova variante do coronavirus como de preocupação. A variante Ômicron foi encontrada na África do Sul. No último fim de semana, um passageiro que esteve no país e desembarcou no aeroporto de Guarulhos em São Paulo, testou positivo para covid-19 ao realizar o teste para a doença na chegada ainda no aeroporto.

No primeiro exame exigido pela Anvisa, que deve ser feito em até 72 horas antes do voo, o resultado foi negativo para a doença. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a pessoa não apresenta sintomas, está em isolamento e já cumpre quarentena residencial. A  Anvisa também notificou os Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, CIEVS nacional, estadual e municipal. Agora o paciente será monitorado pelos órgãos de saúde estadual e municipal.

O ministro da Saúde Marcelo Queiroga afirmou que a pasta vai acompanhar os possíveis casos suspeitos que apareçam no país e reforçou a importância da vacinação contra a Covid-19.

A Organização Mundial da saúde emitiu um novo alerta sobre a variante Ômicron. Segundo a OMS, essa nova variante traz um risco global muito alto, podendo causar novos surtos de infecção e consequências severas, mas a OMS ressaltou que até o momento nenhuma morte foi registrada em decorrência dessa nova variante.

Edição: Alessandra Esteves

Últimas notícias
Saúde

Chegam mais doses da vacina para crianças; estados começam imunização

Chegou ao Brasil neste domingo (16) mais uma remessa da vacina Pfizer para a imunização de crianças a partir de cinco anos. O novo lote, com 1,2 milhão de doses desembarcaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, pela manhã.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro segue testando para covid-19

O  estado do Rio de Janeiro está ampliando sua rede de testagem para Covid. A expectativa do governo é oferecer 5 mil e 800 testes por dia, já a partir desta segunda-feira.

Baixar arquivo
Educação

Reaplicação do Enem 2021 termina neste domingo

Hoje (16) é o segundo dia de reaplicação de provas para os candidatos do  Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, 2021 em todo o país. Os estudantes vão responder a 90 questões de ciências da natureza e matemática. 

Baixar arquivo
Saúde

Covid: Rio de Janeiro começa vacinação de crianças nesta segunda

A meta é vacinar cerca de 1,5 milhão de crianças, entre 5 a 11 anos, contra a covid.

Baixar arquivo
Saúde

Estado do RJ registra novo recorde de casos de covid em 2022

Foram confirmados nesta sexta-feira (14) mais de 16 mil casos. Até então, o maior número de diagnósticos positivos neste início de ano tinha sido registrado no dia anterior, com mais de 12.800 ocorrências.

Baixar arquivo
Saúde

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave aumentam 135% no Brasil

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no Brasil deram um salto de 135% quando comparadas as três últimas semanas de novembro do ano passado com os últimos 21 dias.

Baixar arquivo