Estado do Rio de Janeiro mantém uso de máscara em locais fechados

Publicado em 17/11/2021 - 16:45 Por Ligia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Poucas horas após a prefeitura do Rio de Janeiro tornar facultativo o uso de máscaras em alguns ambientes fechados, a Secretaria de Estado de Saúde decidiu que o decreto não tem validade. 

Em nota, a pasta informou que não irá flexibilizar a exigência do item de proteção contra a covid-19. E disse que a decisão foi tomada em acordo com o grupo técnico de especialistas, que assessora a vigilância estadual. O texto da Secretaria ressalta, ainda, que em casos de discordância entre as esferas municipal e estadual, a regra mais restritiva prevalece, conforme entendimento já manifestado pelo Supremo Tribunal Federal.

O decreto da prefeitura, publicado nesta quarta-feira (17), liberava o uso das máscaras em ambientes como academias de ginástica, piscina, centros de treinamento e pistas de patinação, desde que o usuário comprovasse o esquema vacinal completo. Ou seja, a apresentação do comprovante de imunização contra covid-19 continuaria sendo exigida para acessar esses espaços.

Para justificar a manutenção da obrigatoriedade do acessório, a Secretaria de Saúde disse que, apesar da queda sustentável nos indicadores de avanço da Covid-19, os técnicos e especialistas entendem que a imunidade coletiva ainda não atingiu os patamares necessários para retirada da proteção em locais fechados. 

A opinião é compartilhada pela Pneumologista e pesquisadora da Fiocruz, Margareth Dalcolmo, que considerou correta a decisão do estado, uma vez que o coronavírus é transmitido pelo ar.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, 75,7% da população carioca já está imunizada com a dose única ou duas da vacina contra covid-19. Levando em conta apenas a população com 12 anos ou mais, o percentual sobe para 88,3%.

Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Economia

Carlos França afirma que entrada do Brasil na OCDE trará investimentos

O ministro das relações exteriores, Carlos França afirmou que a entrada do Brasil na OCDE vai ajudar a trazer investimentos estrangeiros e criar um ambiente de negócios favorável ao país.

Baixar arquivo
Saúde

Boletim da Fiocruz aponta aumento de casos de covid em todo o país

São 25 unidades da federação que apresentam ao menos uma macrorregião de saúde com nível de casos semanais de Síndrome Respiratória Aguda Grave considerado muito alto ou extremamente alto. 

 

Baixar arquivo
Saúde

Hospitais federais do RJ vão receber mais 1.700 profissionais de saúde

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro tem cobrado a realização de concursos públicos para substituir de forma definitiva os profissionais que atuam com contratos temporários.

Baixar arquivo
Política

Voo com 211 brasileiros deportados dos EUA chega ao Brasil

Coordenadoria da Infância e Juventude do TJ-MG informou que 90 crianças que desembarcaram do voo humanitário estavam acompanhadas por pelo menos um responsável com vínculo biológico e que nenhuma precisou ir para abrigos.

Baixar arquivo
Geral

Trotes para serviços de emergência viram multa no Acre

Nos últimos três anos, o Acre registrou mais de 15 mil trotes. E esse não é um problema que atinge somente os serviços de urgência no estado.

Baixar arquivo
Economia

Aumento de contaminações por covid desacelera crescimento do turismo

A onda da pandemia de covid-19 provocada pela variante ômicron fez com que destinos turísticos muito procurados no país tivessem redução na oferta de voos diários ao longo do mês de janeiro.

Baixar arquivo