Fiocruz investiga 2 casos suspeitos de doença da vaca louca em humanos

Publicado em 11/11/2021 - 16:42 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Fundação Oswaldo Cruz confirmou que recebeu dois pacientes com suspeita de Encefalopatia Espongiforme Bovina, popularmente conhecida como "doença da vaca louca". Ambos estão internados no Centro Hospitalar para a Pandemia de Covid-19, do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, administrado pela Fiocruz.

Os nomes dos pacientes e outros detalhes da internação não foram divulgados, de acordo com a Fundação,  em respeito à confidencialidade da relação médico-paciente, estabelecido pelo Código de Ética Médica.

A doença da vaca louca é causada por uma proteína chamada príon, que pode ser transmitida a bovinos e caprinos quando alimentados com ração de farinha, contendo carne e ossos de animais contaminados. E pode ser transmitida aos seres humanos também pela ingestão de carne contaminada. Não existe contágio de uma pessoa para outra.

A doença pode provocar perda de memória, dificuldade de falar e caminhar, tremores visão turva, entre outros sintomas. 

Em setembro deste ano, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento confirmou a ocorrência de dois casos atípicos da doença em animais de frigoríficos de Nova Canaã do Norte, no Mato Grosso, e em Belo Horizonte, Minas Gerais.

De acordo com o Ministério, no total quatro casos foram notificados no país em animais. em mais de 23 anos de vigilância para a doença.  Todos ocorreram de forma independente e isolada.

Por conta do episódio recente, as exportações de carne estão suspensas para a China, maior comprador mundial do produto brasileiro.

*Após admitir que investigava dois casos suspeitos da doença da vaca louca no Rio de Janeiro, a Fundação Oswaldo Cruz  divulgou nota, afastando a possibilidade de que os pacientes estejam  com a doença. De acordo com a nota a suspeita é de que se trate, na verdade, da forma esporádica da Doença de Creutzfeldt-Jakob.

Saiba mais clicando aqui.

Edição: Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo
Economia

Arrecadação federal bate recorde em março e soma mais de R$ 190 bi

Esse foi o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica, que começou em 1995. O valor é 7,2% maior do que o registrado em março do ano passado.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil melhora cobertura vacinal contra a poliomielite em 2023

Segundo o Ministério da Saúde, das 16 vacinas indicadas para o público infantil, 13 tiveram aumento na cobertura vacinal. Para o Unicef, desafio é levar a vacinação para além das unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo