Fiocruz submete à Anvisa pedido de registro com IFA nacional

Publicado em 26/11/2021 - 20:04 Por Solimar Luz - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Fundação Oswaldo Cruz submeteu, nesta sexta-feira, à Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, pedido de alteração pós-registro da vacina contra covid-19, solicitando a inclusão de Biomanguinhos como unidade produtora do IFA, Ingrediente Farmacêutico Ativo, utilizado para fabricação do imunizante.

Em nota, a Fiocruz informou que trata-se de um processo de transferência de tecnologias em imunobiológicos em tempo recorde.  E que a conclusão desse tipo de procedimento costuma levar cerca de dez anos. A vice-diretora de Qualidade do Instituto de tecnologia em Imunobiológicos, Bio-Manguinhos, da Fiocruz, Rosane Cuber, destaca que com isso o Brasil passará a ter autonomia no fornecimento da vacina contra a Covid-19. Antes, o Brasil dependia do IFA importado. A previsão é de que a Anvisa conclua o processo em até 30 dias.

O pedido realizado nesta sexta-feira é a última etapa regulatória para a obtenção da vacina 100% nacional.  

Em fases anteriores, a Anvisa já havia concedido as Condições Técnico-Operacionais da infraestrutura de produção do Ingrediente e o Certificado de Boas Práticas de Fabricação.

Edição: Bianca Paiva / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Esportes

Com nove reforços, Flamengo apresenta equipe feminina para 2022

Rubro-Negro inicia temporada no próximo dia 6, na Supercopa do Brasil.

Baixar arquivo
Economia

C6 Bank, BMG e BTG Pactual são os bancos com mais reclamações, diz BC

Segundo o Banco Central, cobranças indevidas no cartão de crédito, problema com segurança e sigilo dos dados dos clientes ocupam o topo da lista no quesito de reclamações.

Baixar arquivo
Política

AGU cobra informações sobre vacinação infantil no país

Cobrança surge após caso da vacinação inadequada contra a Covid-19 feita em crianças de Lucena, na Paraíba. Na cidade, crianças receberam doses vencidas e de dosagem para adultos.

Baixar arquivo
Saúde

Mais de 1 milhão de pessoas são portadoras de vitiligo no Brasil

A doença não é contagiosa e é caracterizada pela perda de pigmentação da pele que provoca áreas brancas. Autoestima dos portadores ainda esbarra no preconceito que existe na população.

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Militar ocupa a comunidade do Jacarezinho no Rio de Janeiro

No dia seguinte ao início da Operação Cidade Integrada, 250 policiais militares seguem ocupando o local com o objetivo de reestruturar a segurança pública da área. Organizações criticam falta de transparência no programa.

Baixar arquivo
Economia

Consumidor que economizou 10% de energia terá desconto na conta de luz

O consumidor que economizou, pelo menos, 10% de energia elétrica nos últimos quatro meses de 2021 vai receber desconto na conta de luz de janeiro.

Baixar arquivo