Inglaterra libera entrada de vacinados com a Coronavac

Publicado em 22/11/2021 - 15:03 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A partir desta segunda-feira, brasileiros que pretendem viajar para a Inglaterra e que foram vacinados com a Coronavac, poderão entrar no país sem a necessidade de cumprir um período de quarentena.

Antes dessa data, os brasileiros que tinham sido vacinados com o imunizante do Butantan tinham que apresentar teste de covid-19 negativo 72 horas antes da chegada e também realizar um autoisolamento por 10 dias. Cabe ressaltar que a abertura da Inglaterra à Coronavac não se aplica a outros países do Reino Unido como Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales.

Em reunião do G20 no final de outubro, o presidente da China, Xi Jinping, solicitou aos países membros o reconhecimento mútuo das diferentes vacinas contra a covid-19 que foram aprovadas pela Organização Mundial da Saúde. A Coronavac é uma dessas vacinas aprovadas pela OMS, mas ainda sofre restrições em alguns países, como é o caso da Alemanha e do Japão.

Lá, é permitida a entrada de estrangeiros sem o período de quarentena apenas para quem tomou as vacinas da Pfizer, Moderna ou da AstraZeneca. A Alemanha também permite a entrada sem quarentena de quem tomou a vacina da Janssen.

Estados Unidos, México e a grande maioria dos países da América do Sul já reconhecem e permitem sem restrições a entrada de pessoas que se vacinaram com qualquer imunizante reconhecido pela OMS, exigindo em alguns casos teste RT-PCR negativo feito 72 horas antes da chegada. Uma das exceções aqui na América do Sul é o Chile, que independentemente da vacina que o estrangeiro tiver tomado, precisa ficar isolado por um determinado tempo, 5 dias se tiver se vacinado e 10 dias se não tiver completado o esquema de vacinação.

Edição: Nádia Faggiani / GT Passos

Últimas notícias
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo
Justiça

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo
Geral

Na primeira votação, vereadores de SP aprovam privatização da Sabesp

Antes da votação em segundo turno, o projeto vai passar por uma série de audiências públicas na Câmara Municipal de São Paulo e também em bairros da periferia. 

Baixar arquivo