Número de pessoas com diabetes aumentou 16% em dois anos

Publicado em 08/11/2021 - 11:50 Por Paula de Castro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Mais de 530 milhões de pessoas com idade entre 20 e 79 anos têm diabetes no mundo. O número representa uma alta de 16% em dois anos. Os dados fazem parte do Atlas do Diabetes, divulgado pela Federação Internacional de Diabetes.

E os especialistas projetam que o número de adultos com a doença pode chegar a 640 milhões em 2030; e a 780 milhões em 2045. E o mais alarmante é que 44% dos casos não são diagnosticados.

O levantamento, feito a cada dois anos, revela que o número de pessoas com diabetes aumentou de tal maneira que superou, proporcionalmente, a expansão da população global.

A presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes do Rio de Janeiro, a endocrinologista Rosane Kupfer, afirma que a doença está em evolução crescente e que, além da Covid, o diabetes tem levado muitas pessoas a morte no mundo, quase 7 milhões só este ano.  

A médica afirma que a enfermidade é causada por diversos fatores como péssimas escolhas alimentares, estilo de vida sedentário, sobrepeso e pessoas com pré-diabetes. E uma forma de evitar o problema é cuidar da saúde e fazer o exame de glicemia todos os anos, principalmente após os 45 anos. Já as pessoas com alto risco para a doença e que devem fazer exames anualmente a partir de 35 anos são: os que têm casos da doença na família, que são hipertensos, que têm sobrepeso ou obesidade, e mulheres que tiveram diabetes na gestação.

No Dia 14 de novembro é lembrado o Dia Mundial do Diabetes, mas Rosana Kupfer acredita que devido ao aumento de casos da doença é preciso aumentar a frequência das campanhas de conscientização da população.

Edição: Sâmia Mendes/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economia

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo
Geral

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo