Quanto mais cedo o diagnóstico maior chance de cura do câncer infantil

Publicado em 23/11/2021 - 22:22 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Helena Severo tem quatro anos e já passou quase a metade da vida entre idas e vidas do hospital. A menina foi diagnosticada com leucemia em 2019. A doença que afeta os glóbulos brancos e a que atinge o sistema linfático são os tipos de câncer mais comum em crianças.

E o câncer é a principal causa das mortes na faixa etária que vai de um a 19 anos, com  8% dos óbitos registrados entre crianças e adolescentes no país.

Os profissionais de saúde aproveitam o dia Mundial de Combate ao Câncer Infantil, celebrado neste 23 de novembro, para lembrar que quanto mais cedo é o diagnóstico, maiores são as chances de cura e, por isso, não dá para desprezar os sinais, como alertou Cecília Costa, chefe da oncologia pediátrica do Hospital AC Camargo em São Paulo, referência no tratamento de câncer.

A boa notícia é que, hoje, as chances de sucesso no tratamento variam de 70% a 80%, índices bem mais altos que em adultos. Pedro Severo, pai de Helena, já comemora os primeiros fios de cabelo que voltaram a crescer no cabeça da filha.

A perspectiva para Helena é manter um acompanhamento médico pelos próximos dez anos, mas sem precisar passar tanto tempo entre a casa e hospital. O impacto na vida da família de agricultores de Venâncio Ayres, no interior do Rio Grande do Sul, foi tão grande que foi preciso fazer campanhas na internet para arcar com os custos gerados pela doença. É que os resultados do tratamento tem relação direta com o local onde ele é feito. Em hospitais não especializados, o índice de cura pode cair para 50%. No caso de Helena, a família teve que se afastar de casa e do trabalho para buscar ajuda em Porto Alegre.

Últimas notícias
Política

PEC dos Precatórios é promulgada pelo Congresso Nacional

A proposta aprovada possibilita a mudança no cálculo do teto de gastos e abre um espaço de R$ 106 bilhões no Orçamento da União. Parte dos recursos deverá custear o Auxílio Brasil. 

Baixar arquivo
Saúde

Butantan vai doar 400 mil vacinas de gripe para o Rio de Janeiro

A cidade está com imunização parada há seis dias, por falta de vacinas, e teve 21 mil casos da doença diagnosticados nas últimas três semanas.

Baixar arquivo
Saúde

Pfizer diz que três doses de vacina podem neutralizar variante Ômicron

Estudo preliminar mostrou que duas doses podem não ser suficientes para proteger as pessoas contra a infecção pela nova variante. Ainda assim, as empresas afirmam que duas aplicação são capazes de proteger contra casos graves da doença.

Baixar arquivo
Economia

CNA projeta crescimento de 2,4% no PIB da agropecuária em 2022

A safra 2021/2022 deve chegar a 289 milhões de toneladas, volume 14% maior que a anterior; foram produzidas na safra 2020/2021 252 toneladas de grãos. 

Baixar arquivo
Saúde

Consórcio Nordeste pede cancelamento de festas de Ano Novo e carnaval

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste emitiu uma recomendação para que os estados não realizem as festas de Réveillon e o carnaval, uma vez que colocar milhões de pessoas nas ruas, em aglomerações, é assumir um risco.

Baixar arquivo
Internacional

Olaf Scholz é eleito novo chanceler da Alemanha

Aos 63 anos, o ex-ministro das Finanças de Angela Merkel se torna o nono chanceler da Alemanha no pós-guerra. Ele venceu a votação secreta por 395 votos do 736 deputados do plenário.

Baixar arquivo