Reino Unido autoriza comprimido contra Covid para usos específicos

Publicado em 05/11/2021 - 08:00 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O antiviral Lagevrio, também chamado molnupiravir, é seguro e eficaz na redução do risco de hospitalização e morte em pessoas com covid-19 leve a moderada. Foi o que anunciou nesta quinta-feira (05) a Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde do Reino Unido - a equivalente britânica à Anvisa.

Mas o remédio vem em comprimidos e é indicado para situações específicas, como detalha o infectologista Julival Ribeiro.

Mais de 750 voluntários adultos participaram dos estudos clínicos de fase 3. Metade tomou o molnu-pira-vir e a outra metade uma substância sem efeito, chamada de placebo. Dos voluntários que tomaram o remédio, 7,3% foram hospitalizados e ninguém morreu, enquanto entre os que tomaram placebo o índice de internação e morte chegou a 14,1%.

A pesquisa foi conduzida em mais de 170 países, incluindo o Brasil. Os resultados foram apresentados em outubro pela farmacêutica MSD, também conhecida como Merk. De acordo com a empresa, o remédio “demonstrou eficácia consistente nas variantes virais Gama, Delta e Mu”. A MSD espera produzir comprimidos para tratar  10 milhões de pessoas até o fim deste ano. E manter a produção para o ano que vem.

Ao autorizar o uso do remédio, nessa quinta (05), a agência sanitária britânica destacou que o produto não substitui a vacina. O infectologista Julival Ribeiro concorda e afirma que a vacinação é a melhor forma de prevenir o contágio.

O novo remédio evita que o novo coronavírus se replique, porque modifica o RNA do vírus que causa a covid-19.

Em nota, a farmacêutica MSD afirmou que mantém a Anvisa a par sobre os resultados obtidos nas diferentes etapas de estudos clínicos deste medicamento. E que, agora, prepara o dossiê com todos os dados e documentos para que o uso emergencial seja analisado o quanto antes pela agência reguladora.

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo