Ausência de sintomas dificulta diagnóstico precoce de câncer gástrico

Publicado em 03/12/2021 - 12:44 Por Isidoro Calixto - Repórter da Rádio Cultura FM, para a Rádio Nacional - Belém

Um mal-estar no estômago costuma ser tratado com chás e medicamentos comprados sem orientação médica. Porém, a automedicação que alivia temporariamente um sintoma pode mascarar um alerta para algo mais grave: o câncer gástrico. 

Esse tumor não apresenta sinais específicos em fase inicial, e muitas vezes é confundido com gastrite, úlceras e doenças de refluxo, o que dificulta o diagnóstico precoce. A doutora Juliana Chaves, médica oncologista clínica, fala das medidas de prevenção para evitar um câncer gástrico:

"A gente manter um peso adequado - então, evitar obesidade - atividade física, ter uma alimentação mais saudável possível, evitar alimentos enlatados, evitar também o consumo excessivo de sal e de alimentos que usam conservantes... a gente tem que evitar o tabagismo e a ingestão excessiva de álcool, que também podem provocar esse tipo de tumor. E algumas doenças da própria mucosa gástrica são fatores de risco, como a infecção por H.pylori, que é muito comum na nossa região". 

No Pará, o câncer gástrico é o segundo tipo mais incidente em homens, e o terceiro em mulheres. São esperados 860 casos novos até o final deste ano. O câncer gástrico também é o mais letal entre os homens paraenses, conforme dados de 2020 do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Datasus: o câncer de estômago causou a morte de 413 pessoas do sexo masculino, seguido por 397 óbitos por câncer de próstata. 

A doutora Juliana Chaves, médica oncologista clínica, fala dos sintomas que merecem a atenção do paciente para buscar ajuda de um especialista:

"Perda de peso, perda de apetite, fadiga, aquelas sensações gástricas que às vezes a gente tem de estômago cheio, náuseas, vômitos, um desconforto abdominal... o tumor de estômago demora a dar sintomas. Ele geralmente dá sintomas quando a gente já tem uma doença mais avançada. Muitas vezes a gente já tem aquele desconforto gástrico, uma dispepsia, uma azia e não necessariamente isso vai ser câncer de estômago. Então fica de sinal de alerta: sintomas que não melhoram com tratamento e sintomas que começam a progredir são sinais de alerta para procurar um especialista, um gastro, para fazer investigação".

Durante o primeiro semestre deste ano, o Centro de Alta Complexidade em Oncologia do hospital Ophir Loyola registrou mais de 600 pessoas em tratamento contra algum câncer do aparelho digestivo: esôfago, estômago, cólon e reto. 
 

Edição: Rádio Nacional / Nathália Mendes

Últimas notícias
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo
Economia

Local de prova do Concurso Nacional Unificado será divulgado hoje

A partir das 10 horas da manhã, desta quinta-feira (25), o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo