Ausência de sintomas dificulta diagnóstico precoce de câncer gástrico

Publicado em 03/12/2021 - 12:44 Por Isidoro Calixto - Repórter da Rádio Cultura FM, para a Rádio Nacional - Belém

Um mal-estar no estômago costuma ser tratado com chás e medicamentos comprados sem orientação médica. Porém, a automedicação que alivia temporariamente um sintoma pode mascarar um alerta para algo mais grave: o câncer gástrico. 

Esse tumor não apresenta sinais específicos em fase inicial, e muitas vezes é confundido com gastrite, úlceras e doenças de refluxo, o que dificulta o diagnóstico precoce. A doutora Juliana Chaves, médica oncologista clínica, fala das medidas de prevenção para evitar um câncer gástrico:

"A gente manter um peso adequado - então, evitar obesidade - atividade física, ter uma alimentação mais saudável possível, evitar alimentos enlatados, evitar também o consumo excessivo de sal e de alimentos que usam conservantes... a gente tem que evitar o tabagismo e a ingestão excessiva de álcool, que também podem provocar esse tipo de tumor. E algumas doenças da própria mucosa gástrica são fatores de risco, como a infecção por H.pylori, que é muito comum na nossa região". 

No Pará, o câncer gástrico é o segundo tipo mais incidente em homens, e o terceiro em mulheres. São esperados 860 casos novos até o final deste ano. O câncer gástrico também é o mais letal entre os homens paraenses, conforme dados de 2020 do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Datasus: o câncer de estômago causou a morte de 413 pessoas do sexo masculino, seguido por 397 óbitos por câncer de próstata. 

A doutora Juliana Chaves, médica oncologista clínica, fala dos sintomas que merecem a atenção do paciente para buscar ajuda de um especialista:

"Perda de peso, perda de apetite, fadiga, aquelas sensações gástricas que às vezes a gente tem de estômago cheio, náuseas, vômitos, um desconforto abdominal... o tumor de estômago demora a dar sintomas. Ele geralmente dá sintomas quando a gente já tem uma doença mais avançada. Muitas vezes a gente já tem aquele desconforto gástrico, uma dispepsia, uma azia e não necessariamente isso vai ser câncer de estômago. Então fica de sinal de alerta: sintomas que não melhoram com tratamento e sintomas que começam a progredir são sinais de alerta para procurar um especialista, um gastro, para fazer investigação".

Durante o primeiro semestre deste ano, o Centro de Alta Complexidade em Oncologia do hospital Ophir Loyola registrou mais de 600 pessoas em tratamento contra algum câncer do aparelho digestivo: esôfago, estômago, cólon e reto. 
 

Edição: Rádio Nacional / Nathália Mendes

Últimas notícias
Geral

Rio anuncia investimentos nas comunidades do Jacarezinho e Muzema

Serão investidos cerca de R$ 500 milhões nas duas comunidades, que foram escolhidas com base no índice de criminalidade e no número de habitantes, que passa dos 40 mil.

Baixar arquivo
Cultura

Rio e São Paulo adiam desfile de carnaval para feriado de Tiradentes

A decisão de adiar os desfiles das escolas de samba de fevereiro para abril foi tomada pelos prefeitos do Rio, Eduardo Paes e de São Paulo, Ricardo Nunes, em reunião virtual nessa sexta-feira.

Baixar arquivo
Geral

Código de Trânsito Brasileiro completa 24 anos

Criado em 1997 ele passou a vigorar no ano seguinte. Esse conjunto de normas sofreu várias atualizações desde a sua criação e algumas delas são bem fresquinhas e passam a valer em abril deste ano.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde faz ação na região Norte para incentivar vacinação contra covid

Sete cidades da região norte foram alvo de uma campanha de vacinação e testagem da covid 19, neste sábado. Equipes do Ministério da Saúde percorreram esses locais para incentivar a população a procurar as unidades básicas de saúde para concluir o esquema vacinal e tomar as doses de reforço.

Baixar arquivo
Economia

Orçamento da União de 2022 é sancionado com vetos de R$ 3 bilhões

O Orçamento da União de 2022 foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, no fim do dia desta sexta-feira. A publicação vai sair no Diário Oficial da União, no próximo dia 24, segunda-feira.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Universo: telescópio James Webb chega ao espaço pronto para revolução

A Nasa lançou o novo telescópio espacial James Webb há quase um mês, no Dia de Natal. Mas só neste domingo, 23 de janeiro, ele deve chegar ao local em que vai ficar no espaço. 

Baixar arquivo