O surto de influenza A na cidade do Rio de Janeiro já provocou a contaminação de milhares de pessoas nas últimas semanas, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde.
No entanto, após cenas de unidades da rede municipal lotadas, dados da última semana apontam uma queda de 16% no número de atendimentos de pacientes com síndrome gripal na rede de urgência e emergência, em relação a igual período anterior.
A Secretaria informou que segue monitorando o panorama epidemiológico na cidade e divulgou o último balanço de vacinação contra a doença. Mais de 2,7 milhões de pessoas já foram imunizadas e a vacina segue disponível em todas as mais de 230 unidades de Atenção Primária à Saúde.
Para deter o avanço da nova variante da Influenza, a Secretaria garante que dispõe de estoques suficientes de vacina, e mantém centros de atendimento e testagem de pacientes com síndrome gripal, em vários pontos da cidade.
Essas unidades têm capacidade para receber, em média, mil pacientes por dia, com sintomas como febre, calafrio, tosse, coriza, dor de garganta e de cabeça, além de alteração no olfato ou paladar. Os casos considerados graves são encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento mais próxima.