Casos de gripe avançam no Rio, mas procura por atendimento cai

Publicado em 20/12/2021 - 16:37 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O surto de influenza A na cidade do Rio de Janeiro já provocou a contaminação de milhares de pessoas nas últimas semanas, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde.  

No entanto, após cenas de unidades da rede municipal lotadas, dados da última semana apontam uma queda de 16% no número de atendimentos de pacientes com síndrome gripal na rede de urgência e emergência, em relação a igual período anterior.

A Secretaria informou que segue monitorando o panorama epidemiológico na cidade e divulgou o último balanço de vacinação contra a doença. Mais de 2,7 milhões de pessoas já foram imunizadas e a vacina segue disponível em todas as mais de 230 unidades de Atenção Primária à Saúde.

Para deter o avanço da nova variante da Influenza, a Secretaria garante que dispõe de estoques suficientes de vacina, e mantém centros de atendimento e testagem de pacientes com síndrome gripal, em vários pontos da cidade.

Essas unidades têm capacidade para receber, em média, mil pacientes por dia, com sintomas como febre, calafrio, tosse, coriza, dor de garganta e de cabeça, além de alteração no olfato ou paladar. Os casos considerados graves são encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento mais próxima.

Edição: Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Nos EUA, empresa Space X coloca em órbita dois satélites brasileiros

Os equipamentos, chamados Carcará I e II, fazem parte da primeira etapa do Projeto Lessonia, desenvolvido pela Força Aérea Brasileira.

Baixar arquivo
Economia

Micro e pequenas empresas vão ter acesso a novos empréstimos

Micro e pequenas empresas terão oportunidade de pegar novos empréstimos. Nesta quarta-feira, foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro  o projeto que expande o Pronampe, Programa Nacional de apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

Baixar arquivo
Economia

Câmara aprova teto de 17% do ICMS sobre combustíveis e energia

A proposta limita em 17% a tributação de combustíveis, gás de cozinha, energia elétrica, comunicações e transporte como serviços essenciais.

Baixar arquivo
Geral

IBGE abre novas seleções para preencher mais 353 vagas do Censo 2022

O IBGE abriu nesta quarta-feira  processos seletivos complementares para a contratação temporária de profissionais em 159 municípios de 15 estados que vão atuar no Censo 2022.

Baixar arquivo
Geral

Mega-Sena acumula e deve pagar R$ 100 milhões

O concurso 2.484 da Mega-Sena, realizado nesta quarta-feira , não teve acertadores das seis dezenas. Os números sorteados foram: 11 - 14 - 36 - 41 - 54 - 59.

Baixar arquivo
Cultura

Rádio Nacional do RJ pode ser declarada Patrimônio Imaterial do Estado

A Rádio Nacional do Rio de Janeiro poderá ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Estado. Um projeto de lei, de autoria dos deputados estaduais Mônica Francisco, do PSOL, e Waldeck Carneiro, do PSB, foi aprovado na Assembleia Legislativa.

Baixar arquivo