Confirmado terceiro caso de brasileiro contaminado pela Ômicron

Publicado em 01/12/2021 - 18:37 Por Dayana Vitor - Repórter Rádio Nacional - Brasília

O terceiro caso de brasileiro contaminado pela variante Ômicron da Covid 19 foi confirmado nesta quarta-feira, pelo Instituto Adolfo Lutz. É um homem de 29 anos que veio da Etiópia e desembarcou em Guarulhos, São Paulo, no final de semana, quando testou positivo para a doença.

Ele é vacinado com as duas doses do imunizante da Pfizer, está sem sintomas, em isolamento domiciliar e sendo acompanhado pela vigilância sanitária local. 

Outra pessoa que estava no mesmo voo vindo da Etiópia e encontra-se no Distrito Federal também testou positivo para covid 19; mas, de acordo com a Secretaria de Saúde do DF, o resultado do sequenciamento genético para identificar a variante da Covid ainda não saiu.

Ele também está assintomático e em isolamento em sua casa.

Em Minas Gerais, uma paciente de 33 anos que veio do Congo e testou positivo para a Covid está internada em Belo Horizonte. O resultado do exame para identificar a linhagem do vírus da Covid 19 deve sair até a próxima sexta-feira.
Os dois primeiros casos confirmados - um homem de 41 anos e uma mulher de 37, que vivem na África do Sul e estão no Brasil visitando parentes - foram confirmados nessa terça-feira. O casal também não apresenta sintomas e está isolado na casa de parentes em São Paulo.

De acordo com o infectologista Hélio Bacha, por causa da situação, é necessário manter os cuidados pessoais. Segundo Hélio Bacha é importante que todos os casos sejam identificados e monitorados.

No sábado, uma portaria interministerial determinou que passageiros de voos com destino ao Brasil que tenham origem ou passagem 14 dias antes do embarque pela África do Sul, Botsuana, Essuatíni,  Lesoto, Namíbia e Zimbábue ao ingressar no território brasileiro, deverão permanecer em quarentena por 14 dias, na cidade do seu destino final.


A Anvisa , Agência Nacional de Vigilância Sanitária, informou que também atua para identificar eventuais riscos da disseminação da Ômicron no Brasil.

Edição: Sâmia Mendes / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo