Consórcio Nordeste pede cancelamento de festas de Ano Novo e carnaval

Publicado em 08/12/2021 - 15:18 Por Suzana Lima - Repórter da Rádio Educadora, para a Rádio Nacional - Salvador

Depois que a prefeitura de Salvador confirmou o cancelamento da festa de Réveillon, agora cresce a pressão para que os gestores públicos decidam sobre o carnaval. O governador Rui Costa já anunciou que saúde está em primeiro lugar.

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) acaba de divulgar um estudo sobre a pandemia. Armando Castro é diretor de Estatísticas da SEI  e diz que, caso as festas de carnaval sejam realizadas, existe o risco de termos uma nova onda da covid por aqui.

Falar em nova onda significa aumento no número de casos, mais gente hospitalizada e sobrecarga para o sistema de saúde. Quem já enfrentou outras ondas - seja na linha de frente de combate à covid ou na posição de gestor público - não quer nem pensar nessa possibilidade.

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste emitiu uma recomendação para que os estados não realizem as festas de Réveillon e o carnaval. Sérgio Rezende é professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e coordenador do Comitê Científico do Consórcio Nordeste. Ele diz por que o comitê pede que as festas de Réveillon e carnaval sejam canceladas.

Sobre o Réveillon, nas principais capitais a adesão à recomendação já é expressiva. Já sobre o carnaval, muitos empresários que ganham dinheiro com a festa estão ansiosos para que ela aconteça, ainda que em formatos diferenciados, com shows privados ou em circuitos alternativos, onde seja possível fazer o controle de acesso por meio de catracas. A realidade é que, mesmo sem a confirmação da realização da festa popular, ingressos para camarotes e shows estão sendo vendidos.

 Sérgio Rezende afirma que o Comitê Cientifico do Consórcio Nordeste entende que o carnaval é muito importante para a economia do país, mas afirma que colocar milhões de pessoas nas ruas no carnaval é assumir um risco - e as consequências são imprevisíveis.

Edição: Rádio Nacional / Nathália Mendes

Últimas notícias
Economia

C6 Bank, BMG e BTG Pactual são os bancos com mais reclamações, diz BC

Segundo o Banco Central, cobranças indevidas no cartão de crédito, problema com segurança e sigilo dos dados dos clientes ocupam o topo da lista no quesito de reclamações.

Baixar arquivo
Política

AGU cobra informações sobre vacinação infantil no país

Cobrança surge após caso da vacinação inadequada contra a Covid-19 feita em crianças de Lucena, na Paraíba. Na cidade, crianças receberam doses vencidas e de dosagem para adultos.

Baixar arquivo
Saúde

Mais de 1 milhão de pessoas são portadoras de vitiligo no Brasil

A doença não é contagiosa e é caracterizada pela perda de pigmentação da pele que provoca áreas brancas. Autoestima dos portadores ainda esbarra no preconceito que existe na população.

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Militar ocupa a comunidade do Jacarezinho no Rio de Janeiro

No dia seguinte ao início da Operação Cidade Integrada, 250 policiais militares seguem ocupando o local com o objetivo de reestruturar a segurança pública da área. Organizações criticam falta de transparência no programa.

Baixar arquivo
Economia

Consumidor que economizou 10% de energia terá desconto na conta de luz

O consumidor que economizou, pelo menos, 10% de energia elétrica nos últimos quatro meses de 2021 vai receber desconto na conta de luz de janeiro.

Baixar arquivo
Cultura

Rio de Janeiro celebra Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade

Segundo historiadores, Sebastião foi um soldado romano, martirizados por sua fé em Jesus. Nas religiões de matriz africana, no Rio, ele é sincretizado no Orixá Oxóssi, senhor da caça e da fartura.

Baixar arquivo