Fiocruz vê tendência de alta de casos de síndrome respiratória grave

Publicado em 02/12/2021 - 19:37 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O boletim semanal Infogripe, divulgado nesta quinta-feira (2) pela Fiocruz, indica tendência de alta de casos de síndrome respiratória grave em 13 das 27 unidades da federação: Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia e São Paulo. Desses estados, os que mais chamam a atenção dos especialistas são Pará, Ceará e Rio de Janeiro.

A análise é referente à Semana Epidemiológica 47, de 21 a 27 de novembro, e foi feita com base nos dados inseridos no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe.

O levantamento aponta, ainda, que no Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo e São Paulo o crescimento recente é observado principalmente entre crianças de zero a nove anos. Já entre os fluminenses, além dessa faixa etária,  também houve aumento entre os jovens de 20 a 29 anos. Esse crescimento pode estar associado ao aumento de casos de síndrome gripal, causados pelo vírus influenza.

A análise concluiu que nas capitais, 13 apresentaram sinal de crescimento: Aracaju, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Macapá, Manaus, Natal, Porto Velho, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo.

Ainda segundo o boletim, há sinal de queda na tendência de longo prazo em quatro capitais brasileiras: Belém, Campo Grande, Goiânia e Porto Alegre.

Edição: Bianca Paiva / Nathália Mendes

Últimas notícias
Economia

C6 Bank, BMG e BTG Pactual são os bancos com mais reclamações, diz BC

Segundo o Banco Central, cobranças indevidas no cartão de crédito, problema com segurança e sigilo dos dados dos clientes ocupam o topo da lista no quesito de reclamações.

Baixar arquivo
Política

AGU cobra informações sobre vacinação infantil no país

Cobrança surge após caso da vacinação inadequada contra a Covid-19 feita em crianças de Lucena, na Paraíba. Na cidade, crianças receberam doses vencidas e de dosagem para adultos.

Baixar arquivo
Saúde

Mais de 1 milhão de pessoas são portadoras de vitiligo no Brasil

A doença não é contagiosa e é caracterizada pela perda de pigmentação da pele que provoca áreas brancas. Autoestima dos portadores ainda esbarra no preconceito que existe na população.

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Militar ocupa a comunidade do Jacarezinho no Rio de Janeiro

No dia seguinte ao início da Operação Cidade Integrada, 250 policiais militares seguem ocupando o local com o objetivo de reestruturar a segurança pública da área. Organizações criticam falta de transparência no programa.

Baixar arquivo
Economia

Consumidor que economizou 10% de energia terá desconto na conta de luz

O consumidor que economizou, pelo menos, 10% de energia elétrica nos últimos quatro meses de 2021 vai receber desconto na conta de luz de janeiro.

Baixar arquivo
Cultura

Rio de Janeiro celebra Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade

Segundo historiadores, Sebastião foi um soldado romano, martirizados por sua fé em Jesus. Nas religiões de matriz africana, no Rio, ele é sincretizado no Orixá Oxóssi, senhor da caça e da fartura.

Baixar arquivo