Incidência global de covid-19 está em alta: 4 milhões de novos casos

Publicado em 08/12/2021 - 13:33 Por Leda Letra - Repórter da ONU News - Lisboa

A Organização Mundial da Saúde, OMS, divulgou esta quarta-feira o balanço semanal da pandemia de coronavírus, confirmando que a incidência alcançou um pico entre os dias 29 de novembro e 5 de dezembro.

Foram reportados 4 milhões de novos casos no mundo todo, sendo que o total de mortes subiu 10% no período. 

O continente africano foi a região onde houve a maior subida de novos casos de covid-19 na última semana, uma alta de 79%, seguido pela região das Américas com alta de 21%.

 A OMS na Europa também divulgou que a incidência da covid-19 entre crianças mais novas está entre 2 a 3 vezes maior do que a média da população no geral. 

Segundo a agência, continua sendo de extrema importância o uso de máscaras, a ventilação nas salas de aula e os testes de rotina. Enquanto vacinar crianças de 5 a 11 anos deve ser uma decisão de cada país, a OMS Europa lembra que imunizar os menores de idade ajuda a reduzir a transmissão da covid-19 e também os protege de casos de covid longa ou da síndrome inflamatória multissistêmica.  

A OMS revela ainda que 57 países já confirmaram casos da nova variante Ômicron. Segundo a agência, ainda não se sabe se a Ômicron é mais transmissível, mas o Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças já trabalha com a possibilidade da nova variante se tornar dominante no continente europeu até janeiro. 

Existem ainda poucas evidências para se avaliar a gravidade da Ômicron, mas entre os mais de 200 casos identificados na Europa, os sintomas eram leves e alguns pacientes sequer tiveram sintomas.  

 

 

 

Últimas notícias
Saúde

Chegam mais doses da vacina para crianças; estados começam imunização

Chegou ao Brasil neste domingo (16) mais uma remessa da vacina Pfizer para a imunização de crianças a partir de cinco anos. O novo lote, com 1,2 milhão de doses desembarcaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, pela manhã.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro segue testando para covid-19

O  estado do Rio de Janeiro está ampliando sua rede de testagem para Covid. A expectativa do governo é oferecer 5 mil e 800 testes por dia, já a partir desta segunda-feira (17).

Baixar arquivo
Educação

Reaplicação do Enem 2021 termina neste domingo

Hoje (16) é o segundo dia de reaplicação de provas para os candidatos do  Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, 2021 em todo o país. Os estudantes vão responder a 90 questões de ciências da natureza e matemática. 

Baixar arquivo
Saúde

Covid: Rio de Janeiro começa vacinação de crianças nesta segunda

A meta é vacinar cerca de 1,5 milhão de crianças, entre 5 a 11 anos, contra a covid.

Baixar arquivo
Saúde

Estado do RJ registra novo recorde de casos de covid em 2022

Foram confirmados nesta sexta-feira (14) mais de 16 mil casos. Até então, o maior número de diagnósticos positivos neste início de ano tinha sido registrado no dia anterior, com mais de 12.800 ocorrências.

Baixar arquivo
Saúde

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave aumentam 135% no Brasil

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no Brasil deram um salto de 135% quando comparadas as três últimas semanas de novembro do ano passado com os últimos 21 dias.

Baixar arquivo