Internações em São Paulo acendem alerta para festas de fim do ano

Publicado em 21/12/2021 - 15:05 Por Nelson Lin - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

Desde o dia 10 de dezembro, com a queda do sistema de dados do SUS, não há atualização de casos e mortes por covid-19. No estado de São Paulo, os números de internações acendem um alerta. A taxa de ocupação nas UTIs na capital paulista subiu de 30% para 33% em uma semana. E as taxas de ocupação nas enfermarias passou de 35% para 42%.

A média móvel de internações em São Paulo está em 378; há uma semana a média móvel era de 283 internações.

De acordo com análise do Observatório Covid-19, não é possível afirmar qual o agente infeccioso responsável pelo aumento de hospitalizações. Três hipóteses foram traçadas: o contágio pela variante Ômicron; uma epidemia de Influenza A a exemplo do que ocorreu no Rio de Janeiro; ou uma combinação das duas ocorrências.

O engenheiro Rodrigo Pereira pegou influenza há poucos dias e está se recuperando. Ele conta quais foram os principais sintomas.

Os sintomas de covid e gripe causada pela influenza são bem semelhantes, a diferenciação de uma doença para outra geralmente ocorre através dos exames laboratoriais.

As recomendações dos infectologistas para evitar a disseminação tanto da covid-19 como do vírus influenza nas festas de fim de ano são as mesmas. Primeiramente, que a confraternização seja entre pessoas vacinadas. 

Outra orientação é que a festa seja em local aberto ou com ventilação, como explica o integrante do Observatório Covid-19 e pesquisador Vitor Mori.

Cabe lembrar que em todo o país a dose de reforço da vacina da covid já está antecipada para 4 meses. Com relação à vacina da gripe, ela está sendo desenvolvida para abarcar a nova variante. O período das campanhas de imunização costumam ocorrer todos os anos entre abril e setembro.

Edição: Nadia Faggiani/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economia

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo
Geral

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo