Prefeito de Nova Iorque exige vacinação obrigatória para setor privado

Publicado em 06/12/2021 - 19:41 Por Silvanos Mendes - Repórter RFI - Brasília

O prefeito de Nova Iorque, Bill de Blasio anunciou nesta segunda-feira que a vacinação contra a Covid-19 passará a ser obrigatória para todos os empregados do setor privado. A medida entra em vigor em 27 de Dezembro.

As campanhas de vacinação estão se reforçando em boa parte do mundo. O Chile começou a vacinar as crianças entre 3 e 5 anos contra a Covid nessa segunda-feira. O país também avança na vacinação da terceira dose, a chamada dose de reforço para adultos. O Chile está entre os países do mundo com maior índice de vacinação e já superou 91% da população adulta imunizada com as duas doses.

Já a Itália, está fechando cada vez mais o cerco às pessoas que não foram vacinadas contra Covid-19.  A partir desta segunda-feira, as pessoas não vacinadas não poderão mais ir ao cinema, ao teatro, ao shows ou grandes eventos esportivos. 

Já os vacinados terão acesso a um super passaporte sanitário, um novo documento que permitirá a entrada nos locais fechados do país. Esse super passaporte sanitário será concedido apenas às pessoas com vacinação completa ou que tenham se curado da Covid-19  recentemente.

O documento será exigido em todas as atividades culturais e no interior de restaurantes. O passaporte sanitário básico continuará em vigor, mas servirá apenas para comer em espaços abertos de cafés e restaurantes ou para tomar uma bebida no balcão de um bar. 

Enquanto isso, a Argentina, mas também a Rússia, registraram seus primeiros casos da variante Ômicron da Covid-19. Os casos foram constatados em pessoas procedentes da África do Sul. No caso argentino, trata-se de uma pessoa que já havia sido vacinada e segundo  o Ministério da Saúde local também já havia sido contaminado com a covid-19 no mês de março passado.

Edição: Alessandra Esteves

Últimas notícias
Economia

Consumidores pretendem parcelar despesas de começo de ano

Uma sondagem feita pelo Instituto Fecomércio-RJ mostra que aumentou o número de consumidores que pretendem parcelar despesas de IPTU, IPVA e material escolar em 2022.

Baixar arquivo
Economia

Conselho Monetário facilita acesso ao crédito rural por assentados

Agricultores familiares vão ter agora acesso ao crédito rural mesmo sem o registro individual do lote. A alteração das normas foi anunciada nesta sexta-feira pelo Conselho Monetário Nacional.

Baixar arquivo
Geral

Governo de SP publica edital para conclusão de trecho do Rodoanel

A previsão de investimentos para conclusão dessa obra é de R$ 3 bilhões.

Baixar arquivo
Justiça

Homem consegue o direito do descarte de embriões após o divórcio

Na época em que o casal fez o procedimento, Conselho Federal de Medicina obrigava que a decisão sobre uso dos embriões deveria ser prevista no ato do contrato do serviço. Para a Justiça do DF, porém, a decisão final deverá ser do casal e não de uma instituição.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Denúncias de trabalho semelhante à escravidão aumentaram 70% em 2021

Foram mais de 1.415 denúncias em 2021. E o Ministério Público resgatou mais de 1600 trabalhadores.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança MP para o Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário

Para capacitar jovens que estão fora do mercado de trabalho, o governo federal lançou, nessa sexta-feira, o Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário, por meio de uma Medida Provisória.

Baixar arquivo