Rio amplia exigência de certificado de vacinação contra a covid-19

Publicado em 02/12/2021 - 11:54 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A prefeitura do Rio de Janeiro ampliou a lista de locais que já estão exigindo o comprovante de vacinação contra a covid-19.  Lanchonetes, bares, restaurantes, salões de beleza, shoppings centers e centros comerciais terão que exigir dos consumidores a apresentação do comprovante das duas doses ou dose única da vacina contra a doença.

A medida está publicada no diário oficial do município desta quinta-feira. E vale também para qualquer meio de hospedagem, táxis e veículos de transporte acionados por meio de aplicativo.

De acordo com o secretário de Saúde do Rio, Daniel Soranz, a ampliação da exigência do passaporte da vacina vai impedir a circulação pela cidade de turistas não vacinados, já que 95% dos cariocas adultos já estão com o esquema vacinal completo.

Soranz afirmou que a prefeitura vai fiscalizar, mas que os donos dos estabelecimentos devem contribuir.

Ele disse que a alta cobertura vacinal coloca o Rio de Janeiro em um cenário epidemiológico muito favorável, em que atualmente é muito raro o registro de um caso grave de covid-19. Mas que, para a manutenção deste quadro, é necessário que as pessoas tomem a dose de reforço e continuem, por exemplo, usando álcool em gel nas mãos e máscaras em locais fechados.

No fim de agosto, a prefeitura carioca publicou decreto exigindo comprovante de vacinação para entrar em academias, clubes, estádios, cinemas, teatros, salas de concerto, salões de jogos, circos, recreação infantil, locais de visitação turísticos, aquário, parques de diversões e aquáticos, apresentações e drive-in, além de conferências, convenções e feiras comerciais.

Edição: Leila Santos/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Saúde

Chegam mais doses da vacina para crianças; estados começam imunização

Chegou ao Brasil neste domingo (16) mais uma remessa da vacina Pfizer para a imunização de crianças a partir de cinco anos. O novo lote, com 1,2 milhão de doses desembarcaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, pela manhã.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro segue testando para covid-19

O  estado do Rio de Janeiro está ampliando sua rede de testagem para Covid. A expectativa do governo é oferecer 5 mil e 800 testes por dia, já a partir desta segunda-feira (17).

Baixar arquivo
Educação

Reaplicação do Enem 2021 termina neste domingo

Hoje (16) é o segundo dia de reaplicação de provas para os candidatos do  Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, 2021 em todo o país. Os estudantes vão responder a 90 questões de ciências da natureza e matemática. 

Baixar arquivo
Saúde

Covid: Rio de Janeiro começa vacinação de crianças nesta segunda

A meta é vacinar cerca de 1,5 milhão de crianças, entre 5 a 11 anos, contra a covid.

Baixar arquivo
Saúde

Estado do RJ registra novo recorde de casos de covid em 2022

Foram confirmados nesta sexta-feira (14) mais de 16 mil casos. Até então, o maior número de diagnósticos positivos neste início de ano tinha sido registrado no dia anterior, com mais de 12.800 ocorrências.

Baixar arquivo
Saúde

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave aumentam 135% no Brasil

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no Brasil deram um salto de 135% quando comparadas as três últimas semanas de novembro do ano passado com os últimos 21 dias.

Baixar arquivo