Rio amplia exigência de certificado de vacinação contra a covid-19

Publicado em 02/12/2021 - 11:54 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A prefeitura do Rio de Janeiro ampliou a lista de locais que já estão exigindo o comprovante de vacinação contra a covid-19.  Lanchonetes, bares, restaurantes, salões de beleza, shoppings centers e centros comerciais terão que exigir dos consumidores a apresentação do comprovante das duas doses ou dose única da vacina contra a doença.

A medida está publicada no diário oficial do município desta quinta-feira. E vale também para qualquer meio de hospedagem, táxis e veículos de transporte acionados por meio de aplicativo.

De acordo com o secretário de Saúde do Rio, Daniel Soranz, a ampliação da exigência do passaporte da vacina vai impedir a circulação pela cidade de turistas não vacinados, já que 95% dos cariocas adultos já estão com o esquema vacinal completo.

Soranz afirmou que a prefeitura vai fiscalizar, mas que os donos dos estabelecimentos devem contribuir.

Ele disse que a alta cobertura vacinal coloca o Rio de Janeiro em um cenário epidemiológico muito favorável, em que atualmente é muito raro o registro de um caso grave de covid-19. Mas que, para a manutenção deste quadro, é necessário que as pessoas tomem a dose de reforço e continuem, por exemplo, usando álcool em gel nas mãos e máscaras em locais fechados.

No fim de agosto, a prefeitura carioca publicou decreto exigindo comprovante de vacinação para entrar em academias, clubes, estádios, cinemas, teatros, salas de concerto, salões de jogos, circos, recreação infantil, locais de visitação turísticos, aquário, parques de diversões e aquáticos, apresentações e drive-in, além de conferências, convenções e feiras comerciais.

Edição: Leila Santos/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo