Rio retoma vacinação contra gripe nesta sexta-feira

Publicado em 09/12/2021 - 10:26 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A vacinação contra a gripe na cidade do Rio de Janeiro vai ser retomada nesta sexta-feira, depois de ficar suspensa por uma semana por falta do imunizante. As 100 mil doses entregues pelo Ministério da Saúde ao estado, na noite desta quarta-feira, foram todas direcionadas ao município para abastecer os postos e clínicas da família do Rio.

O objetivo é aumentar a cobertura vacinal, que, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, está em 60,6% da população. E, assim, conter o surto de influenza que atinge a cidade, com registros de mais de 21 mil casos nas últimas três semanas.

Nesta quinta-feira, entrou em funcionamento, no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, zona oeste, o segundo centro de atendimento a pacientes com síndrome gripal. A primeira unidade, no Complexo do Alemão, começou a funcionar nesta quarta e atendeu 496 pessoas. Em cada uma delas, a expectativa é atender até 500 pacientes por dia com sintomas como febre, calafrio, tosse, coriza, dor de garganta, dor de cabeça, alteração no olfato e/ou paladar, além de realizar testagem para covid-19, conforme indicação médica.

Os centros ficam abertos das 8h às 17h.

Segundo a Secretaria de Saúde, nos próximos dias, outros três centros devem ser abertos na cidade, garantindo melhor atendimento à população.

Também nesta quarta-feira, o Instituto Butantan anunciou a doação de 400 mil doses da vacina contra a gripe para o Rio. De acordo com o Butantan, as doses doadas chegarão ao Rio no máximo até esta sexta-feira.

Outra ajuda para conter o surto de influenza na capital fluminense, vem do governo do estado, com a instalação de tendas junto às UPAs, Unidades de Pronto Atendimento. Em uma semana, mais de cinco mil pessoas foram atendidas nas estruturas montadas junto às UPAs de Marechal Hermes, Tijuca e Botafogo. E, nos próximos dias, mais duas tendas entrarão em funcionamento nas UPAs da Penha e de Jacarepaguá.

Edição: Priscilla Mazenotti/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo
Economia

Local de prova do Concurso Nacional Unificado será divulgado hoje

A partir das 10 horas da manhã, desta quinta-feira (25), o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo