Rio retoma vacinação contra gripe nesta sexta-feira

Publicado em 09/12/2021 - 10:26 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A vacinação contra a gripe na cidade do Rio de Janeiro vai ser retomada nesta sexta-feira, depois de ficar suspensa por uma semana por falta do imunizante. As 100 mil doses entregues pelo Ministério da Saúde ao estado, na noite desta quarta-feira, foram todas direcionadas ao município para abastecer os postos e clínicas da família do Rio.

O objetivo é aumentar a cobertura vacinal, que, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, está em 60,6% da população. E, assim, conter o surto de influenza que atinge a cidade, com registros de mais de 21 mil casos nas últimas três semanas.

Nesta quinta-feira, entrou em funcionamento, no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, zona oeste, o segundo centro de atendimento a pacientes com síndrome gripal. A primeira unidade, no Complexo do Alemão, começou a funcionar nesta quarta e atendeu 496 pessoas. Em cada uma delas, a expectativa é atender até 500 pacientes por dia com sintomas como febre, calafrio, tosse, coriza, dor de garganta, dor de cabeça, alteração no olfato e/ou paladar, além de realizar testagem para covid-19, conforme indicação médica.

Os centros ficam abertos das 8h às 17h.

Segundo a Secretaria de Saúde, nos próximos dias, outros três centros devem ser abertos na cidade, garantindo melhor atendimento à população.

Também nesta quarta-feira, o Instituto Butantan anunciou a doação de 400 mil doses da vacina contra a gripe para o Rio. De acordo com o Butantan, as doses doadas chegarão ao Rio no máximo até esta sexta-feira.

Outra ajuda para conter o surto de influenza na capital fluminense, vem do governo do estado, com a instalação de tendas junto às UPAs, Unidades de Pronto Atendimento. Em uma semana, mais de cinco mil pessoas foram atendidas nas estruturas montadas junto às UPAs de Marechal Hermes, Tijuca e Botafogo. E, nos próximos dias, mais duas tendas entrarão em funcionamento nas UPAs da Penha e de Jacarepaguá.

Edição: Priscilla Mazenotti/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Saúde

Saúde vai distribuir 6 milhões de doses da CoronaVac para crianças

Após a Anvisa autorizar o uso do imunizante por crianças e adolescentes de seis a 17 anos, agora a meta é vacinar pelo menos 10% desse público em cada estado.

Baixar arquivo
Saúde

Vacinação infantil contra a covid completa uma semana no Brasil

Ainda não há um balanço oficial que reúna os dados de todos estados de quantas crianças foram vacinadas até agora.

Baixar arquivo
Geral

Brasileiro desperdiça 60 quilos de comida por ano, diz Embrapa

Em muitos casos, isso acontece porque as pessoas não sabem utilizar integralmente frutas, verduras, legumes, ou até mesmo aquele alimento já cozido que fica esquecido no fundo da geladeira.

Baixar arquivo
Economia

Empresas podem regularizar débitos no Simples Nacional até 31 de março

O Comitê Gestor do Simples Nacional decidiu nesta sexta-feira prorrogar por dois meses a medida que valeria até 31 de janeiro.

Baixar arquivo
Segurança

Mais de 160 mil chaves Pix foram vazadas, confirma Banco Central

Os códigos pertencem ao banco digital Acesso Soluções de Pagamento. No comunicado, o Banco Central explicou que o vazamento ocorreu por causa de falhas pontuais nos sistemas de segurança do banco.

Baixar arquivo
Política

Governo estuda propor PEC para reduzir preços de combustíveis

Com a mudança constitucional, o governo não seria obrigado a compensar a redução dos impostos sobre combustíveis com a elevação de outros tributos, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. 

Baixar arquivo