São Paulo está em estado de atenção com surto de gripe

Publicado em 17/12/2021 - 13:53 Por Nelson Lin - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

São Paulo está em estado de atenção para o aumento de casos de gripe, mas o governador João Dória afirma que ainda que não é possível confirmar uma epidemia no estado. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, na capital paulista, só nos primeiros 15 dias de dezembro, foram realizados 91,8 mil atendimentos de síndrome gripal, enquanto em todo o mês de novembro, foram 111,9 mil atendimentos. Metade dos casos de dezembro, cerca de 45 mil, foram classificados como suspeita de covid-19.

O diagnóstico clínico de ambas as doenças, covid-19 ou gripe, é semelhante e a diferenciação é feita pelas análises laboratoriais. Nas últimas semanas, tem se observado aumento nos casos de sintomas respiratórios ao mesmo tempo em que não há aumento de testagem positiva para covid.

Lembrando que para agilizar o diagnóstico, a prefeitura passou a fazer esta semana o uso de testes rápidos de antígeno nos seus postos de saúde.

Em Santos, no litoral paulista, a população saiu à procura pela vacina da gripe, o que acabou esgotando o estoque dos 150 últimos imunizantes na cidade. A prefeitura informou que já pediu mais 5 mil doses ao governo do Estado. Cabe lembrar que o período típico de vacinação contra a gripe é entre abril e julho.

Em Campinas, no interior, a prefeitura informou que as internações de crianças com síndrome respiratória aguda grave já superam em três vezes o número de casos no ano passado, sendo 486 em 2020 e 1030 este ano, e por isso está aumentando a oferta de leitos pediátricos nos hospitais municipais da cidade e utilizando testes rápidos de Covid para agilizar o diagnóstico.

De acordo com infectologistas esse quadro atípico de aumento de casos de gripe em dezembro pode ser explicado também pelo surgimento de uma variante do vírus influenza chamada Darwin, que surgiu na Austrália.

 

Edição: Nadia Faggiani/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: sucesso de Ray Charles vira canção oficial da Geórgia

O sucesso “Georgia on My Mind” de Ray Charles se tornou a canção oficial do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, em 24 de abril de 1979

Baixar arquivo
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo