STF cobra medidas para barrar novas contaminações de Covid

Publicado em 06/12/2021 - 20:52 Por Igor Cardim - Estagiário Rádio Nacional * - Brasília

O Ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, determinou que em 48h o governo federal decida sobre adoções de medidas para barrar novas contaminações de Covid a partir de passageiros vindos do exterior.

Esta é uma resposta à ação do partido Rede Sustentabilidade em que tenta obrigar o governo a adotar medidas sanitárias recomendadas pela Anvisa aos viajantes. Entre elas, a adoção do passaporte da vacina para entrada de viajantes no Brasil.

Com a decisão, os ministérios da Casa Civil, Justiça, Saúde e Infraestrutura devem ser ouvidos sobre as medidas adotadas pelo governo para monitorar quem entra no país.

No despacho, o ministro cita o risco iminente de disseminação de novas cepas de Covid-19, da aproximação do período das férias e de grande de eventos turísticos, como o carnaval.

Em outubro deste ano, o Ministério da Saúde publicou uma portaria, mudando as regras para quem ingressasse no país.  Quem vier ao Brasil por via aérea deve apresentar teste negativo de Covid-19  e uma declaração virtual, dizendo que concordam com as medidas sanitárias.

Já pelas vias terrestres, a portaria determina que o acesso de estrangeiros é proibido, exceto para pessoas que estejam em países vizinhos e precisem vir ao Brasil para pegar um voo de retorno à terra de origem.

A Anvisa emitiu nota técnica, questionando as regras em vigor. Segundo a Agência, as normas são brandas para viagens aéreas e desconsidera o risco de transmissão representado por estes passageiros.

* Com supervisão de Daniella Almeida.

Edição: Alessandra Esteves

Últimas notícias
Saúde

Saúde vai distribuir 6 milhões de doses da CoronaVac para crianças

Após a Anvisa autorizar o uso do imunizante por crianças e adolescentes de seis a 17 anos, agora a meta é vacinar pelo menos 10% desse público em cada estado.

Baixar arquivo
Saúde

Vacinação infantil contra a covid completa uma semana no Brasil

Ainda não há um balanço oficial que reúna os dados de todos estados de quantas crianças foram vacinadas até agora.

Baixar arquivo
Geral

Brasileiro desperdiça 60 quilos de comida por ano, diz Embrapa

Em muitos casos, isso acontece porque as pessoas não sabem utilizar integralmente frutas, verduras, legumes, ou até mesmo aquele alimento já cozido que fica esquecido no fundo da geladeira.

Baixar arquivo
Economia

Empresas podem regularizar débitos no Simples Nacional até 31 de março

O Comitê Gestor do Simples Nacional decidiu nesta sexta-feira prorrogar por dois meses a medida que valeria até 31 de janeiro.

Baixar arquivo
Segurança

Mais de 160 mil chaves PIX foram vazadas, confirma Banco Central

Os códigos pertencem ao banco digital Acesso Soluções de Pagamento. No comunicado, o Banco Central explicou que o vazamento ocorreu por causa de falhas pontuais nos sistemas de segurança do banco.

Baixar arquivo
Política

Governo estuda propor PEC para reduzir preços de combustíveis

Com a mudança constitucional, o governo não seria obrigado a compensar a redução dos impostos sobre combustíveis com a elevação de outros tributos, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. 

Baixar arquivo