8% de contaminados por covid ficam com o vírus no corpo por 70 dias

Pesquisa da USP sugere testagem para infectados voltarem ao trabalho

Publicado em 17/01/2022 - 21:27 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Um homem de 38 anos permaneceu com o novo coronavírus sendo detectado em seu organismo durante 232 dias. O caso foi acompanhado por pesquisadores da Plataforma Científica Pasteur-USP.

Os cientistas também identificaram que o vírus da covid-19 realizou mutações dentro do corpo do paciente, durante o período em que permaneceu ativo. Para os pesquisadores, as mutações permitiram que o parasita sobrevivesse por mais tempo às ações do sistema imunológico do hospedeiro.

O homem apresentou sintomas leves da doença durante 20 dias e, depois, ficou assintomático pelos 212 dias posteriores. Durante esse período, ele foi mantido em distanciamento social e com uso de máscaras, para evitar a disseminação do vírus.

O caso fez parte de um estudo com vários pacientes para estudar a atividade do novo coronavírus no organismo humano. O estudo apontou que 8% dos pacientes permanecem com o vírus ativo no corpo até uma média de 70 dias após o fim dos sintomas. Quem explica é o pesquisador da Plataforma Científica Pasteur, Marielton dos Passos Cunha.

Com a probabilidade de que 8 em cada 100 pessoas com covid-19 permaneçam com o vírus ativo no corpo por tanto tempo após o fim dos sintomas, podendo chegar a mais de 200 dias em casos extremos, os pesquisadores da USP afirmam que todos os pacientes deveriam ser testados antes de serem liberados ao trabalho e ao convívio social. Para a coordenadora da Plataforma Científica Pasteur, Paola Minoprio, o isolamento recomendado pelo Ministério da Saúde de 5 dias após o fim dos sintomas não é suficiente.

Agora que os pesquisadores da USP descobriram que o novo coronavírus pode permanecer ativo por muitos dias após o fim dos sintomas, o próximo passo dos cientistas é entender o quão transmissível o vírus pode ser ao longo desse período.

ERRAMOS: A matéria foi alterada às 14h24 de 18/01/2022 para correção de informação. Diferente do que estava escrito, o estudo apontou que 8% dos pacientes permanecem com o vírus ativo no corpo até uma média de 70 dias após o fim dos sintomas, e não 30 dias como estava publicado.

Últimas notícias
Direitos Humanos

“Quem tem fome, tem urgência”, afirma Joenia Wapichana

Em entrevista, a presidente da Funai falou da distribuição de cestas de alimentos para povos indígenas e de kits de ferramentas, para o desenvolvimento da agricultura. Também destacou a importância da demarcação das terras indígenas e o acesso à documentação civil. 

Baixar arquivo
Geral

Mais de 20 instituições federais de ensino estão em greve

Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior recusou a proposta do governo de reajuste de 4,5% no ano que vem e também em 2026. Mas sem reajuste para 2024.

Baixar arquivo
Internacional

Lula cobra desculpas do Equador por invasão à embaixada do México

A declaração foi dada durante a Cúpula Virtual da CELAC, Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, motivada justamente para discutir a invasão da embaixada do México, no Equador.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus apresenta alta para o PIB e taxa Selic

Os economistas e analistas consultados pelo Banco Central esperam que a Selic feche o ano a 9,13%, antes a expectativa era de 9%.

Baixar arquivo
Política

Lula vai à Colômbia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Presidente brasileiro também vai participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá e não descarta conversar sobre o processo eleitoral na Venezuela. 

Baixar arquivo
Internacional

Economia do Brasil deve crescer 2,2%, aponta expectativa do FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou a expectativa de crescimento da economia brasileira para 2,2% em 2024. O dado é o mesmo estimado pelo governo federal. A entidade divulgou, nesta terça-feira, as previsões para vários países no mundo.

Baixar arquivo