Anvisa determina o recolhimento de autotestes de covid-19

Motivo é ausência da definição de regras sobre o tema no Brasil

Publicado em 26/01/2022 - 15:57 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Ainda sem prazo para definir sobre venda e uso de autotestes de covid-19, no Brasil, a ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, disse que a decisão vai ser “no melhor e menor tempo possível”.

A informação foi divulgada em nota da agência reguladora, depois que o Ministério da Saúde enviou mais detalhes sobre o pedido feito para que fosse liberada a venda de autotestes, em todo o Brasil, como já ocorre nos Estados Unidos e países da Europa.

Em um primeiro momento, o Ministério da Saúde argumentou que “o autoteste deverá ser utilizado de forma complementar, como estratégia de triagem”, para que seja iniciado rapidamente o isolamento dos casos positivos e as ações para interrupção da cadeia de transmissão.

Segundo a Anvisa, na semana passada, “foram debatidos detalhes necessários para a implantação dos autotestes, buscando o preenchimento de possíveis lacunas na construção da proposta”. Depois que o Ministério da Saúde enviou novo documento, a reguladora informou que vai analisar “e ajustar a proposta” ao texto de resolução que já está pronto. Depois disso, deve submeter à aprovação da procuradoria da agência, mas sem prazo determinado.

Como ainda não há uma definição sobre essa ferramenta de testagens caseiras no Brasil, a Anvisa determinou “o recolhimento, a suspensão da comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e uso do Autoteste Covid-19” da Isa Lab, porque o produto não tem nenhum registro e é vendido por uma empresa irregular.

Também foram recolhidos testes de covid com autocoleta de saliva, da empresa Pague Menos, pelo mesmo motivo: falta de registro.

Edição: Nádia Faggiani / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo