Anvisa libera CoronaVac para crianças e jovens de 6 a 17 anos

Agência vetou dose para menores imunossuprimidos

Publicado em 20/01/2022 - 16:14 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Crianças a partir de seis anos e adolescentes até 17 anos podem ser vacinados contra a covid-19 com a CoronaVac. A liberação do imunizante para esse público foi anunciada nesta quinta-feira (20) pela Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, em reunião extraordinária dos diretores. O pedido de uso emergencial da vacina para essa faixa-etária foi feito pelo Instituto Butantan, que fabrica a CoronaVac no Brasil.

O imunizante será o mesmo utilizado nos adultos, sem nenhum tipo de adaptação para uma versão pediátrica, e deve ser aplicada em duas doses, com intervalo de 28 dias.

Só não podem receber a vacina CoronaVac os imunossuprimidos, ou seja, aqueles que têm baixa imunidade.

O gerente-geral de Medicamentos da Anvisa, Gustavo Mendes, afirmou que os estudos analisados pela Agência demonstram que há segurança na vacina CoronaVac para esse público. Outro argumento apresentado pelo gerente em favor da vacinação das crianças, é de que ainda não há medicamentos indicados para o tratamento da covid em menores de 12 anos. 

No início da reunião, o diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, apresentou dados sobre a gravidade da pandemia de covid neste momento, com o avanço da variante ômicron, inclusive, entre as crianças, ressaltando que, nos últimos dois meses, o número de internações pediátricas em São Paulo aumentou em mais de 70%.

Barra Torres advertiu que a pandemia não acabou, e que a população deve seguir se protegendo. Ele citou números sobre o contágio no país, e acrescentou que qualquer informação contrária não vai contribuir com a saúde pública.

Antes da reunião desta quinta-feira (20), havia a expectativa de que a imunização com a CoronaVac fosse liberada a partir dos três anos de idade. Mas, conforme foi apresentado pelo colegiado da Anvisa, ainda faltam estudos complementares para garantir segurança a essa faixa etária.

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Consumidor deve estar atento à propaganda enganosa, diz especialista

No último mês, lanches vendidos em duas redes de fast-food chamaram atenção por não utilizarem a carne oferecida na propaganda.

Baixar arquivo
Saúde

Surto de gripe em crianças surpreende gestores de Saúde em PE

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a maior parte dos pacientes registrou infecções leves com tosse, coriza e febre baixa, sintomas que somem de 3 a 5 dias.

Baixar arquivo
Geral

Justiça do Rio aceita denúncia contra acusados de matar perito

Eles vão responder pelos crimes de homicídio qualificado e ocultação de cadáver.

Baixar arquivo
Cultura

Pedra fundamental do Royal Albert Hall foi lançada há 155 anos

Embaixo da pedra fundamental, foi colocada uma “cápsula do tempo” com uma mensagem do primeiro-ministro e moedas de prata e ouro. O marco inaugural pode ser encontrado atualmente no auditório principal, no bloco K, fila 11, assento 87.

Baixar arquivo
Esportes

Rebeca Andrade é destaque do Troféu Brasil de ginástica artística

Rebeca já se classificou para as finais das barras assimétricas na competição que está acontecendo em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em comemoração aos 250 anos da cidade

Baixar arquivo
Cultura

Museu da Língua Portuguesa em SP tem programação especial nesta semana

Localizado em prédio histórico da Estação da Luz, no Centro de São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa tem uma grande diferença em relação aos museus tradicionais: o acervo.

Baixar arquivo