Após verificar surtos de covid-19 em dois navios, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), recomendou ao Ministério da Saúde a suspensão preventiva da temporada de cruzeiros em todo litoral brasileiro.
Na sexta-feira (31), a agência reguladora interrompeu as viagens de duas embarcações devido ao alto número de pessoas a bordo que testaram positivo para doença. Um dos navios é o Costa Diadema e outro o MSC Esplêndida.
A Anvisa pode atuar em situações pontuais, mas para fazer restrições mais amplas, é necessária a edição de uma portaria conjunta entre os ministérios da Saúde, da Justiça e da Infraestrutura.
A autorização para a volta dos cruzeiros, por exemplo, foi feita por uma portaria conjunta no dia 5 de outubro, antes da onda de contaminação causada pela variante Ômicron de coronavírus.
Em nota, a Anvisa destacou que o Centro de Controle de Doenças (CDC) nos Estados Unidos, aumentou a classificação de risco de contaminação em viagens do nível 3 para 4 mais, o mais alto da escala. Isso é reflexo da grande quantidade de casos verificados em cruzeiros.
A agência reguladora também avalia que apesar dos esforços, os protocolos praticados atualmente são insuficientes para garantir a segurança dos passageiros, além dos moradores das cidades onde eles desembarcam.