Boletim da Fiocruz aponta aumento de casos de covid em todo o país

Publicado em 26/01/2022 - 21:06 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Vinte e cinco unidades da federação apresentam ao menos uma macrorregião de saúde com nível de casos semanais de Síndrome Respiratória Aguda Grave considerado muito alto, ou, extremamente alto. Os dados são da nova edição do Boletim Infogripe Fiocruz que aponta ainda que os casos notificados apresentam sinal forte de crescimento na tendência de longo e curto prazo.

Segundo o Boletim, os dados relativos ao final de dezembro e primeira semana de janeiro apontam para a retomada do cenário de predomínio da doença e manutenção do crescimento. O coordenador do Infogripe, Marcelo Gomes explicou que a covid ganhou terreno e continua em ascensão na imensa maioria dos estados brasileiros.

A exceção, segundo Marcelo Gomes, são  Espírito Santo e Rondônia, que apresentam tendência de queda dos casos da covid, incluindo suas capitais. O coordenador do Infogripe ressaltou que  as demais capitais apresentam tendência de aumento, com situações diferenciadas para Salvador, que começa a mostrar sinal de queda, e São Paulo, que pode estar com uma interrupção temporária do aumento dos casos.

O aumento dos casos da covid foi observado inclusive na população infantil de 0 a 9 anos, para a qual os vírus sinciciais respiratórios e Influenza A ainda prevaleciam.

Em 2022, foram notificados 22.465 casos da Síndrome e 1.793 óbitos. Dos diagnósticos  positivos para vírus, a Covid responde por mais de 73%. Na sequência vem a Influenza A, com mais de 15% das notificações. Nas últimas quatro semanas a prevalência entre os casos positivos ficou em 65% para o coronavírus, e  23% para Influenza A.

Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Casos de dengue, chikungunya e zika cresceram este ano no país

O aedes aegypti é o transmissor da dengue, zika e da chikungunya.

Baixar arquivo
Geral

Pesquisadora explica que calor extremo pode estressar o organismo

O aumento excessivo das temperaturas é preocupante para toda a população, principalmente para idosos e crianças, que são mais vulneráveis

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet emite alertas de fortes chuvas e ondas de calor

Permanece o alerta vermelho para a onda de calor em boa parte do Mato Grosso, de São Paulo e no norte do Paraná. Também há o alerta de chuvas intensas no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

MPF pede responsabilização de ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal busca afastar a impunidade das violações cometidas pela ditadura entre 1964 e 1985. 

Baixar arquivo
Cultura

Biblioteca Nacional do Rio abre exposição "Homenagem a Carolina"

Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, completaria 110 anos agora em 2024. 

Baixar arquivo
Economia

Prévia do PIB aponta crescimento de 0,6% em janeiro

O governo espera que o ritmo de crescimento do setor de serviços continue estável, e que a atividade industrial se recupere, com a retomada dos investimentos.

Baixar arquivo