Boletim da Fiocruz aponta aumento de casos de covid em todo o país

Publicado em 26/01/2022 - 21:06 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Vinte e cinco unidades da federação apresentam ao menos uma macrorregião de saúde com nível de casos semanais de Síndrome Respiratória Aguda Grave considerado muito alto, ou, extremamente alto. Os dados são da nova edição do Boletim Infogripe Fiocruz que aponta ainda que os casos notificados apresentam sinal forte de crescimento na tendência de longo e curto prazo.

Segundo o Boletim, os dados relativos ao final de dezembro e primeira semana de janeiro apontam para a retomada do cenário de predomínio da doença e manutenção do crescimento. O coordenador do Infogripe, Marcelo Gomes explicou que a covid ganhou terreno e continua em ascensão na imensa maioria dos estados brasileiros.

A exceção, segundo Marcelo Gomes, são  Espírito Santo e Rondônia, que apresentam tendência de queda dos casos da covid, incluindo suas capitais. O coordenador do Infogripe ressaltou que  as demais capitais apresentam tendência de aumento, com situações diferenciadas para Salvador, que começa a mostrar sinal de queda, e São Paulo, que pode estar com uma interrupção temporária do aumento dos casos.

O aumento dos casos da covid foi observado inclusive na população infantil de 0 a 9 anos, para a qual os vírus sinciciais respiratórios e Influenza A ainda prevaleciam.

Em 2022, foram notificados 22.465 casos da Síndrome e 1.793 óbitos. Dos diagnósticos  positivos para vírus, a Covid responde por mais de 73%. Na sequência vem a Influenza A, com mais de 15% das notificações. Nas últimas quatro semanas a prevalência entre os casos positivos ficou em 65% para o coronavírus, e  23% para Influenza A.

Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Cultura

São Paulo realiza a Virada Cultural no próximo fim de semana

Serão mais de 300 apresentações artísticas entre shows musicais, teatros, danças e manifestações populares. A expectativa é que o evento atraia cerca de 2 milhões de pessoas.

Baixar arquivo
Economia

Dólar registra nova queda nesta segunda

Após ter fechado o pregão da última sexta-feira com queda de 0,98%, o dólar continuou a recuar frente ao real nesta segunda e fechou o dia cotado a R$ 4,80 - uma queda de 1,31%.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça do Rio julga pedidos anulação de acordo de delação premiada

A votação de duas petições criminais protocoladas pelo governador, Cláudio Castro, e pelo ex-delegado Mario Jamil Chadud, foi suspensa, nesta segunda-feira, pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Economia

Governo federal reduz em mais 10% alíquotas do Imposto de Importação

A medida beneficia ais de seis mil itens que fazem parte da Tarifa Externa Comum do Mercosul, e abrange bens como feijão, carne, massas, biscoitos, arroz e materiais de construção.

Baixar arquivo
Educação

Vitor Godoy participa do Fórum Mundial de Educação

Godoy vai apresentar as políticas do Ministério da Educação para recuperação do aprendizado dos estudantes, que foi muito prejudicado pelo fechamento das escolas na pandemia.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio lança plano de enfrentamento a violência sexual contra crianças

O plano quer melhorar as políticas públicas de proteção contra abusos e violência contra crianças e adolescentes, além de minimizar os efeitos da pandemia que agravou o problema.

Baixar arquivo