Cirurgias eletivas são suspensas por 30 dias no Rio de Janeiro

Motivo é o grande afastamento de profissionais de saúde por doenças

Publicado em 14/01/2022 - 19:16 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Todas as cirurgias eletivas estarão suspensas pelo período de 30 dias, a partir de segunda-feira (17), nos hospitais da rede estadual do Rio de Janeiro. A decisão foi anunciada pela Secretaria de Saúde, como parte das medidas para reduzir o impacto do afastamento de profissionais dessas unidades com doenças respiratórias, como a covid-19.

Dados da pasta apontam que ao menos 20% do quadro de profissionais de saúde estão impedidos de exercer as atividades devido à licença médica. Apenas na capital, desde dezembro, cerca de 5,5 mil servidores foram afastados de seus postos nas unidades municipais de saúde, infectados por covid ou influenza.

De acordo com o Secretário Estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, as cirurgias eletivas serão retomadas assim que houver melhora no quadro da epidemia, que tem desfalcado as equipes dos hospitais.

São consideradas cirurgias eletivas aquelas que podem ser programadas, ao contrário dos procedimentos de emergência, entre elas, catarata, hérnia e vesícula. O estado não divulgou ainda a lista completa dos procedimentos incluídos na medida.

A suspensão de cirurgias eletivas é uma medida que já foi adotada em diversos locais do país ao longo da pandemia. Segundo o Conselho Federal de Medicina, em 2020, o Brasil deixou de realizar ou adiou pelo menos 2,8 milhões intervenções desse tipo.

Edição: Vitória Elizabeth / GT Passos

Últimas notícias
Geral

Rio anuncia investimentos nas comunidades do Jacarezinho e Muzema

Serão investidos cerca de R$ 500 milhões nas duas comunidades, que foram escolhidas com base no índice de criminalidade e no número de habitantes, que passa dos 40 mil.

Baixar arquivo
Cultura

Rio e São Paulo adiam desfile de carnaval para feriado de Tiradentes

A decisão de adiar os desfiles das escolas de samba de fevereiro para abril foi tomada pelos prefeitos do Rio, Eduardo Paes e de São Paulo, Ricardo Nunes, em reunião virtual nessa sexta-feira.

Baixar arquivo
Geral

Código de Trânsito Brasileiro completa 24 anos

Criado em 1997 ele passou a vigorar no ano seguinte. Esse conjunto de normas sofreu várias atualizações desde a sua criação e algumas delas são bem fresquinhas e passam a valer em abril deste ano.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde faz ação na região Norte para incentivar vacinação contra covid

Sete cidades da região norte foram alvo de uma campanha de vacinação e testagem da covid 19, neste sábado. Equipes do Ministério da Saúde percorreram esses locais para incentivar a população a procurar as unidades básicas de saúde para concluir o esquema vacinal e tomar as doses de reforço.

Baixar arquivo
Economia

Orçamento da União de 2022 é sancionado com vetos de R$ 3 bilhões

O Orçamento da União de 2022 foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, no fim do dia desta sexta-feira. A publicação vai sair no Diário Oficial da União, no próximo dia 24, segunda-feira.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Universo: telescópio James Webb chega ao espaço pronto para revolução

A Nasa lançou o novo telescópio espacial James Webb há quase um mês, no Dia de Natal. Mas só neste domingo, 23 de janeiro, ele deve chegar ao local em que vai ficar no espaço. 

Baixar arquivo