Covid: ANS inclui teste rápido nas coberturas obrigatórias dos planos

Com a publicação, a cobertura passa a ser imediata

Publicado em 20/01/2022 - 10:13 Por Ana Lúcia Caldas - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Diário Oficial da União publica nesta quinta-feira (20) resolução normativa da ANS, Agência Nacional de Saúde Complementar, que inclui o exame teste rápido para covid-19 nas coberturas obrigatórias para beneficiários de planos de saúde. Com a publicação, a cobertura passa a ser imediata.

A aprovação pela diretoria colegiada da agência aconteceu no início da noite dessa quarta-feira, em reunião extraordinária.

O exame é o teste rápido SARS-CoV-2 para detecção de antígeno. Atualmente, os planos de saúde são obrigados a cobrir apenas o teste do tipo RT-PCR e de anticorpo.

Devem ser oferecidas cobertura ambulatorial, hospitalar ou referência, quando houver indicação médica para pacientes com síndrome gripal ou síndrome respiratória aguda grave.

A orientação é que os exames sejam aplicados entre o primeiro e o sétimo dia de sintomas.

Em sua decisão, a agência levou em conta a circulação e rápido crescimento de casos relacionados à nova variante, Ômicron. O diretor-presidente da ANS, Paulo Rebello, ressalta a importância da decisão na gestão da pandemia.

A ANS recomenda que o usuário entre em contato com a operadora de plano de saúde para obter informações sobre a realização do exame e para tirar dúvidas sobre diagnóstico ou tratamento da doença. 

A ANS esclarece ainda que a cobertura do tratamento aos pacientes diagnosticados com a covid-19 já é assegurada aos beneficiários de planos de saúde.


 

.


 

Edição: Rádio Nacional/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Esportes

Confira as partidas de futebol desta terça-feira

Pela Copa Sul-Americana, o Cruzeiro enfrentar a União La Calera, o Cuiabá enfrenta o Deportivo Garcilaço, e o Corinthians enfrenta o Argentinos Juniors.

Baixar arquivo
Cultura

No Dia do Choro, Trem da Alegria homenageia músicos de todo país

A 11ª edição do Trem do Choro - que sai da Central do Brasil nesta terça-feira, 23 de abril, com destino a Olaria (zona norte da cidade) - faz uma homenagem a todos os músicos do país e, principalmente ao mundo do choro, por conta de seu reconhecimento como Patrimônio Cultural

Baixar arquivo
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo