Covid: ANS inclui teste rápido nas coberturas obrigatórias dos planos

Com a publicação, a cobertura passa a ser imediata

Publicado em 20/01/2022 - 10:13 Por Ana Lúcia Caldas - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Diário Oficial da União publica nesta quinta-feira (20) resolução normativa da ANS, Agência Nacional de Saúde Complementar, que inclui o exame teste rápido para covid-19 nas coberturas obrigatórias para beneficiários de planos de saúde. Com a publicação, a cobertura passa a ser imediata.

A aprovação pela diretoria colegiada da agência aconteceu no início da noite dessa quarta-feira, em reunião extraordinária.

O exame é o teste rápido SARS-CoV-2 para detecção de antígeno. Atualmente, os planos de saúde são obrigados a cobrir apenas o teste do tipo RT-PCR e de anticorpo.

Devem ser oferecidas cobertura ambulatorial, hospitalar ou referência, quando houver indicação médica para pacientes com síndrome gripal ou síndrome respiratória aguda grave.

A orientação é que os exames sejam aplicados entre o primeiro e o sétimo dia de sintomas.

Em sua decisão, a agência levou em conta a circulação e rápido crescimento de casos relacionados à nova variante, Ômicron. O diretor-presidente da ANS, Paulo Rebello, ressalta a importância da decisão na gestão da pandemia.

A ANS recomenda que o usuário entre em contato com a operadora de plano de saúde para obter informações sobre a realização do exame e para tirar dúvidas sobre diagnóstico ou tratamento da doença. 

A ANS esclarece ainda que a cobertura do tratamento aos pacientes diagnosticados com a covid-19 já é assegurada aos beneficiários de planos de saúde.


 

.


 

Edição: Rádio Nacional/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Geral

Consumidor deve estar atento à propaganda enganosa, diz especialista

No último mês, lanches vendidos em duas redes de fast-food chamaram atenção por não utilizarem a carne oferecida na propaganda.

Baixar arquivo
Saúde

Surto de gripe em crianças surpreende gestores de Saúde em PE

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a maior parte dos pacientes registrou infecções leves com tosse, coriza e febre baixa, sintomas que somem de 3 a 5 dias.

Baixar arquivo
Geral

Justiça do Rio aceita denúncia contra acusados de matar perito

Eles vão responder pelos crimes de homicídio qualificado e ocultação de cadáver.

Baixar arquivo
Cultura

Pedra fundamental do Royal Albert Hall foi lançada há 155 anos

Embaixo da pedra fundamental, foi colocada uma “cápsula do tempo” com uma mensagem do primeiro-ministro e moedas de prata e ouro. O marco inaugural pode ser encontrado atualmente no auditório principal, no bloco K, fila 11, assento 87.

Baixar arquivo
Esportes

Rebeca Andrade é destaque do Troféu Brasil de ginástica artística

Rebeca já se classificou para as finais das barras assimétricas na competição que está acontecendo em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em comemoração aos 250 anos da cidade

Baixar arquivo
Cultura

Museu da Língua Portuguesa em SP tem programação especial nesta semana

Localizado em prédio histórico da Estação da Luz, no Centro de São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa tem uma grande diferença em relação aos museus tradicionais: o acervo.

Baixar arquivo