Covid: OMS recomenda dois remédios para uso em pacientes no hospital

Publicado em 14/01/2022 - 20:41 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Organização Mundial da Saúde divulgou nessa quinta-feira (13) novas orientações sobre medicamentos para tratar pacientes com covid-19;

A entidade passou a recomendar fortemente o uso do remédio baricitinibe para pessoas internadas em estado grave ou crítico. A OMS também recomendou o uso do sotrovimabe para pacientes em situação leve e moderada. O sotrovimabe é um anticorpo monoclonal - ou seja, produzido em laboratório.

Os dois medicamentos já têm uso permitido no Brasil desde setembro do ano passado, quando a Anvisa autorizou a inclusão no tratamento contra covid-19.

O baricitinibe já possuía registro no país para o tratamento de artrite reumatoide ativa moderada a grave e dermatite atópica moderada a grave. No caso de covid-19, o remédio é indicado para adultos hospitalizados que necessitam de oxigênio ou respirador.

Já o anticorpo sotrovimabe pode ser usado em caráter emergencial. A indicação é para pacientes com 12 anos ou mais que estejam com as formas leve ou moderada da doença, e com risco de agravamento. A Anvisa não recomenda o uso desses anticorpos em pacientes que precisam de oxigênio.

Nos dois casos, os remédios só devem ser aplicados em ambiente hospitalar.

Edição: Roberto Marques Piza / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Mais de 20 instituições federais de ensino estão em greve

Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior recusou a proposta do governo de reajuste de 4,5% no ano que vem e também em 2026. Mas sem reajuste para 2024.

Baixar arquivo
Internacional

Lula cobra desculpas do Equador por invasão à embaixada do México

A declaração foi dada durante a Cúpula Virtual da CELAC, Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, motivada justamente para discutir a invasão da embaixada do México, no Equador.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus apresenta alta para o PIB e taxa Selic

Os economistas e analistas consultados pelo Banco Central esperam que a Selic feche o ano a 9,13%, antes a expectativa era de 9%.

Baixar arquivo
Política

Lula vai à Colômbia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Presidente brasileiro também vai participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá e não descarta conversar sobre o processo eleitoral na Venezuela. 

Baixar arquivo
Internacional

Economia do Brasil deve crescer 2,2%, aponta expectativa do FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou a expectativa de crescimento da economia brasileira para 2,2% em 2024. O dado é o mesmo estimado pelo governo federal. A entidade divulgou, nesta terça-feira, as previsões para vários países no mundo.

Baixar arquivo
Geral

Análise de suposta bomba em aeroporto de Brasília é inconclusiva

Os dois pacotes, envolvidos em fita adesiva, foram encontrados no estacionamento dos carros de aplicativos. Os artefatos foram detonados pela Polícia.

Baixar arquivo