Covid: STF pede explicações sobre vacinação irregular em menores

Estados e DF devem se manifestar em até 48 horas

Publicado em 20/01/2022 - 09:48 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Até dezembro do ano passado, cerca de 2.400 crianças de zero a quatro anos, além de mais de 18 mil crianças de cinco a 11 anos teriam sido vacinadas contra a covid-19 com o imunizante da Pfizer, sem qualquer respaldo do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19. 

Outras 14.500 crianças e adolescentes de zero a 17 anos teriam recebido doses do imunizante da AstraZeneca; 20 mil da CoronaVac e 1.200 da Janssen, os quais não são aprovados para nenhuma faixa etária menor de 18 anos. 

Os números são da Rede Nacional de Dados em Saúde e foram apresentados pela Advocacia-Geral da União ao ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, que solicitou manifestação, em 48 horas, dos estados e do Distrito Federal sobre possíveis irregularidades na vacinação de crianças e adolescentes menores de 18 anos contra a covid-19 no Brasil.

Nessa quarta-feira (19), durante entrevista veiculada pelo presidente Jair Bolsonaro numa rede social, o advogado-geral da União, Bruno Bianco, comentou sobre o assunto.

Na petição enviada ao STF, a AGU também se manifestou sobre a possível vacinação com doses reservadas ao público adulto e vencidas em crianças de 5 a 11 anos do estado da Paraíba. 

Edição: Roberto Piza/ Renata Batista

Últimas notícias
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economia

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Geral

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo
Geral

Marielle: irmãos Brazão são transferidos para penitenciárias federais

Prisão de Chiquinho Brazão é analisada pela Câmara dos Deputados, que tem poder para decidir sobre a prisão de parlamentares. O delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, continua preso em Brasília.

Baixar arquivo