Crianças que tomaram dose errada da vacina serão monitoradas na PB

Publicado em 19/01/2022 - 15:27 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Cada criança da Paraíba, que recebeu a dose errada da vacina Pfizer, contra covid-19, vai ser acompanhada por médicos especialistas, durante 30 dias. Essa é a definição do Ministério Público Federal e a recomendação da fabricante do imunizante.

Nesta quarta-feira (19), promotores do Ministério Público Federal e do Ministério Público da Paraíba retomaram as oitivas aos profissionais envolvidos na aplicação errada de vacinas da Pfizer de adultos, em crianças. Também deve ser ouvido o então secretário de saúde da cidade de Lucena, que fica na região metropolitana da capital João Pessoa.

O ex-secretário Antônio Paulo foi exonerado do cargo no município junto com outros profissionais responsáveis, desde que uma técnica de enfermagem aplicou vacinas da Pfizer em 49 crianças, sendo que as doses pediátricas ainda não haviam sido entregues à cidade. A secretaria de saúde do estado informou que, das 49 crianças que receberam a dose dos adultos, 36 foram imunizadas com ampolas impróprias para uso, pois já haviam passado o prazo em que poderiam ficar abertas em resfriamento.

No depoimento, a técnica responsável pelas aplicações erradas disse ter recebido as orientações da coordenadora de imunização do município, que teria avisado que as doses estavam próximas do prazo de validade e que deveriam ser aplicadas em todas as pessoas que fossem aos postos de vacinação. Nesta terça-feira (18), também, os promotores ouviram os pais e mães das crianças que receberam as doses erradas. Somente uma mãe relatou efeitos adversos no filho.

O laboratório da Pfizer emitiu uma nota destacando a importância do acompanhamento médico de eventuais sintomas adversos nas crianças. Para isso, disponibilizou um site, onde podem ser registrados os casos de efeitos colaterais. A nota cita que os frascos das vacinas pediátricas da Pfizer são diferentes: possuem tampa laranja. Enquanto as doses adultas têm tampa roxa. A quantidade a ser aplicada nas crianças também é menor: dois mililitros por aplicação. Lembrando que essas orientações foram também feitas pela Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, quando aprovou o uso das vacinas nos pequenos, em dezembro. Em uma nova reunião com secretários de Saúde, a agência reforçou essas orientações.

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo