Dose de reforço é indicada após 30 dias dos sintomas da covid

Vacina não oferece risco, mas serve para não confundir os sintomas

Publicado em 24/01/2022 - 20:48 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

No final do ano passado, uma gripe acometeu a dona de casa Marina Ricardo França e a família dela. Logo que ela começou a se recuperar, já no início de janeiro, Marina percebeu que estava na hora de tomar a dose de reforço para Covid-19.

A decisão de Marina de aguardar para tomar a dose de reforço está em conformidade com as recomendações do Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19, publicado pelo Ministério da Saúde.

O plano orienta que as pessoas não tomem a vacina quando estiverem acometidas por Covid-19 ou por qualquer outra doença respiratória. A recomendação é de que se aguarde pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas, ou após o resultado positivo no teste PCR.

A diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações, Flávia Bravo, explicou que esse período de espera é importante para evitar uma confusão de diagnóstico entre os sintomas da doença e os possíveis efeitos adversos da vacina. A recomendação vale tanto para quem teve confirmação quanto suspeita de ter sido infectado com o novo coronavírus.

O prazo recomendado de quatro semanas após o fim dos sintomas para que a pessoa se vacine contra a Covid-19 vale tanto para a dose de reforço quanto para as primeiras doses do paciente.

Edição: Jacson Segundo / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Política

Lula vai à Colombia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Presidente brasileiro também vai participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá e não descarta conversar sobre o processo eleitoral na Venezuela. 

Baixar arquivo
Internacional

Economia do Brasil deve crescer 2,2%, aponta expectativa do FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou a expectativa de crescimento da economia brasileira para 2,2% em 2024. O dado é o mesmo estimado pelo governo federal. A entidade divulgou, nesta terça-feira, as previsões para vários países no mundo.

Baixar arquivo
Geral

Ganhadores do Nobel de Medicina, Física e Química estão no Brasil

Três importantes cientistas ganhadores do Prêmio Nobel estão no Brasil para uma série de palestras no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Fórum de Cidades Amazônicas discute resiliência urbana

A cidade de Belém recebe nesta terça-feira a reunião anual do Fórum de Cidades Amazônicas, que reúne representantes das prefeituras dos municípios que estão dentro do bioma em toda a América Latina.  

Baixar arquivo
Educação

Senado: Comissão de Educação debate novo ensino médio

Serão realizadas duas audiências públicas nesta semana sobre o tema. O texto, já aprovado pela Câmara, precisa ser votado na comissão antes de seguir para o plenário.

Baixar arquivo
Geral

Motoristas profissionais devem fazer toxicológico até dia 30

Termina em 30 de abril o prazo para realização do exame toxicológico dos condutores de veículos das categorias C, D e E, que são os motoristas profissionais.

Baixar arquivo