Em 2020, OMS alertava para surto de pneumonia de causa desconhecida

Publicado em 05/01/2022 - 15:25 Por Rádio Nacional - Brasília

Quarenta e quatro casos notificados, 11 pacientes graves: um surto de pneumonia de causa desconhecida na China. A informação foi publicada pela Organização Mundial de Saúde, em 5 de janeiro de 2020, nas redes sociais. Até então, de acordo com a instituição, não havia nenhuma evidência de transmissão significativa entre pessoas e nenhum registro de profissionais de saúde infectados.

A OMS tinha recebido as primeiras informações sobre a nova doença no último dia de 2019, e solicitou às autoridades chinesas mais detalhes sobre os riscos de contágio. Febre, dificuldades para respirar e lesões nos pulmões eram alguns dos sintomas clínicos relatados pelos médicos.

O comunicado da OMS falava em 44 casos, identificados até o dia 3 de janeiro de 2020. O site do governo chinês mostra que, dois dias depois, o número de pacientes com a pneumonia viral de causa desconhecida tinha subido para 59. De acordo com as informações preliminares da Comissão de Saúde do país, os resultados dos exames laboratoriais haviam descartado outros vírus como causa do surto.

Entre os infectados, estavam trabalhadores do mercado de frutos do mar de Huanan. Por conta disso, o local de venda de produtos frescos em Wuhan, capital da província de Hubei, na China, foi fechado para limpeza e desinfecção. A OMS também recebeu a informação das autoridades chinesas de que 121 pessoas que tiveram contato com os doentes estavam sob observação médica.

Com base nisso, a OMS fez algumas recomendações de saúde pública de infecções respiratórias agudas graves, e desaconselhou qualquer restrição para viagens ou comércio na China naquele momento.

A orientação era que, caso apresentasse sintomas durante ou após a viagem, os viajantes deveriam procurar um médico e informar sobre o itinerário.

O novo coronavírus foi anunciado três dias depois. Era só o início da pandemia que alcançaria mais de 188 territórios em todo o mundo.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo

Apresentação: Jéssica Gonçalves

Edição: Nathália Mendes

Últimas notícias
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo
Economia

Governadores discutem renegociação de dívidas dos estados

Governadores de cinco estados se reuniram nesta segunda-feira (15) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir o refinanciamento das dívidas estaduais.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Geral

Governo pede que CNJ estabeça critérios para saidinha de presos

O pedido foi encaminhado após a sanção, com vetos, da lei que reformou o instituto da saída temporária de presos em regime semiaberto, assinada na semana passada pelo presidente Lula.

Baixar arquivo