Hospitais federais do RJ vão receber mais 1.700 profissionais de saúde

Publicado em 26/01/2022 - 21:04 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Os seis hospitais federais no Rio de Janeiro vão receber um reforço de mais de mil e setecentos profissionais de saúde. O anúncio da contratação foi feito pelo Ministério da Saúde. Com o reforço,  será possível a abertura de 100 novos leitos de enfermaria e 35 de Unidade de Terapia Intensiva para todas as especialidades.

O déficit de profissionais das unidades federais na capital fluminense é um problema que se arrasta há anos e vem sendo minimizado com a contratação temporária de servidores. O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro tem cobrado a realização de concursos públicos para substituir de forma definitiva os profissionais que atuam com contratos temporários.

Em março do ano passado, em meio à pandemia da Covid, foram encerrados os contratos temporários de mais de  1.400 profissionais de saúde, depois de terem sido prorrogados. No segundo semestre de 2021, o Ministério da Saúde abriu edital para preenchimento de mais de 4 mil vagas temporárias nos seis hospitais federais e também no INCA, e nos Institutos Nacional de Cardiologia e Ortopedia,  sediados na capital fluminense.

Em nota divulgada no site do Ministério, o ministro Marcelo Queiroga afirma que a rede de hospitais federais do Rio deve ser referência no atendimento à população da cidade e de todo o país. E que a estruturação das unidades é essencial para que possam dar a resposta certa para o SUS.

Edição: Roberto Marques Piza / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Educação

Vitor Godoy participa do Fórum Mundial de Educação

Godoy vai apresentar as políticas do Ministério da Educação para recuperação do aprendizado dos estudantes, que foi muito prejudicado pelo fechamento das escolas na pandemia.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio lança plano de enfrentamento a violência sexual contra crianças

O plano quer melhorar as políticas públicas de proteção contra abusos e violência contra crianças e adolescentes, além de minimizar os efeitos da pandemia que agravou o problema.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Escola é importante para identificar crianças vítimas de abuso sexual

Maio Laranja é o mês de que destaca a necessidade de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Baixar arquivo
Esportes

Gymnasiade: Brasil fica na vice-liderança no quadro geral de medalhas

Foram 45 ouros, 45 pratas e 36 bronzes, num total de 126 medalhas. O título ficou com os franceses, que subiram ao pódio 130 vezes, em 51 delas para receber a medalha de ouro.

Baixar arquivo
Saúde

Podcast Entrevista é Nacional: saiba o que é a varíola dos macacos

Casos de varíola dos macacos em humanos estão surgindo mundo afora. No Entrevista É Nacional, o médico infectologista José Davi Urbaéz esclarece que a diferença entre a varíola dos macacos e a varíola humana é a gravidade.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Pesquisadores desenvolvem queijo para doença crônica no intestino

Um queijo com probiótico capaz de melhorar a qualidade de vida de quem tem uma doença crônica no intestino é a nova descoberta de pesquisadores da UFMG.

Baixar arquivo