Médicos da atenção básica suspendem greve em São Paulo

Publicado em 19/01/2022 - 15:33 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Após a justiça de São Paulo determinar a presença integral de todos os servidores municipais da Saúde nos seus postos de trabalho, nesta quarta-feira (19), sob pena de multa diária de R$ 600 mil, os médicos das Unidades Básicas de Saúde decidiram, em assembleia nessa terça-feira, suspender a paralisação que ocorreria nesta quarta-feira (19). A decisão liminar foi proferida pelo desembargador Guilherme Gonçalves Strenger; e atendeu a um pedido da prefeitura da capital.

Para o Sindicato dos Médicos de São Paulo, a ação judicial da prefeitura foi um cerceamento do direito de greve. Segundo a entidade, os trabalhadores da Saúde decidiram pela suspensão da paralisação somente pela possibilidade de intervenção do Ministério Público junto às negociações e reivindicações dos médicos atuantes nas UBSs da capital. Uma audiência de conciliação está marcada para o próximo dia 27. E na tarde de hoje deve acontecer uma manifestação dos trabalhadores em frente à prefeitura.

Na carta aberta apresentada, a categoria pede a contratação urgente de profissionais da saúde, diante do aumento de pessoas nas filas das UBSs; além do pagamento de horas extras, feitas durante o período da pandemia. Eles também reivindicam a compra de remédios e insumos que estão em falta, como lençóis de maca e luvas.

Em nota, a prefeitura afirmou que 100% do banco de horas acumuladas até 31 de dezembro serão pagos no salário de janeiro; e que as organizações parceiras já receberam autorização para contratação de 700 profissionais de saúde. Além disso, ainda segundo a nota, as Organizações Sociais de Saúde estão autorizadas a comprar remédios e insumos de forma emergencial.

Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

RJ: Casos de dengue aumentam 177% nos cinco primeiros meses deste ano

A capital fluminense concentra a maioria dos registros da doença, mas as regiões Noroeste e Norte apresentam alta transmissão, de acordo a Secretaria de Estado de Saúde.

Baixar arquivo
Economia

Ministério de Minas e Energia diz que estoque de diesel dura 38 dias

Se a importação desse combustível fosse suspensa, seria possível atender à demanda durante 38 dias, com esses estoques e a produção nacional.

Baixar arquivo
Economia

Eletrobras lança oferta de ações em mais um passo para privatização

A Eletrobras apresentou os documentos necessários para realizar a operação, com a qual a estatal espera movimentar mais de R$ 30 bilhões.

Baixar arquivo
Cultura

Começa o São João no Maranhão, a previsão é de 60 dias de festa

Os últimos meses foram de ensaios, muito trabalho nos ateliês dos grupos de Bumba Meu Boi e outras manifestações culturais do Maranhão.

Baixar arquivo
Economia

Pesquisa: mais de 20 milhões de pessoas poderiam trabalhar remotamente

Pesquisa do Ipea, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, divulgada nesta sexta-feira, estima que mais de 20 milhões de trabalhadores no Brasil estão em ocupações que poderiam ser realizadas remotamente.

Baixar arquivo
Geral

Brasil já registra 17 mil divórcios em cartórios neste ano

No ano passado, foram concluídas mais de 80 mil separações consensuais. Este é o maior número desde 2007, quando uma lei federal permitiu a formalização do divórcio diretamente em cartórios.

Baixar arquivo