Novas doses da vacina pediátrica da Pfizer chegam ao Brasil

Publicado em 24/01/2022 - 16:37 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Chegou, na manhã desta segunda-feira, o terceiro lote de vacinas pediátricas contra covid da Pfizer, voltadas para o público de 5 a 11 anos. A carga desembarcada no aeroporto de Viracopos, em Campinas, estado de São Paulo, contém 1.818.000 doses.

Desde que a vacinação de crianças foi autorizada pela Anvisa, já haviam sido enviados dois milhões e meio de doses do imunizante.

O governo federal espera receber 20 milhões de doses de vacinas pediátricas da Pfizer até o fim de março. Na última sexta-feira, dia 21, a vacina Coronavac também foi incluída pelo Ministério da Saúde no plano de imunização contra a covid-19 para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos de idade.

Em Goiás, a vacinação de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos começou nesta segunda, com a orientação aos municípios para que utilizem os estoques de CoronaVac, que o estado já possui, para agilizar a imunização dos pequenos.

A Prefeitura de Fortaleza também iniciou nesta segunda-feira a vacinação de crianças de 5 a 11 anos que estão acamadas. A vacinação do público infantil por faixa etária, com comorbidade e deficiência permanente continua simultaneamente no Ceará. Já em Salvador, capital da Bahia, estão sendo vacinadas, nesta segunda, as crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos, mas somente com a primeira dose da CoronaVac.

Em Curitiba, capital do Paraná, a partir desta segunda-feira, todas as crianças nascidas em 2011, e também as maiores de 12 anos que ainda não se imunizaram, já podem ser vacinadas contra a covid-19.

Outra cidade que começou a semana vacinando as crianças de 5 a 11 anos foi Rio Branco, no Acre. Mas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a procura ainda está muito baixa, com pouco mais de mil imunizadas, de um total de 49 mil crianças nessa faixa etária.

Em Minas Gerais, estão sendo distribuídas 400 mil doses de Coronavac aos municípios para a vacinação dos pequenos.

Em São Paulo, de acordo com a Secretaria de Saúde, após ter vacinado mais de cem mil crianças no último sábado, entre 5 e 11 anos, a meta é imunizar, nas próximas três semanas, todas as 4,3 milhões dessa faixa etária com a dose inicial. A capacidade da vacinação infantil em São Paulo é de 250 mil crianças por dia. Quem tem 5 anos só pode receber o imunizante da Pfizer, as mais velhas têm a opção de receber a Coronavac.

Na cidade do Rio de Janeiro, a imunização para meninas e meninos com 11 anos segue até esta terça-feira. A partir de quarta, o calendário avança para as crianças de 10 anos ou mais. Crianças de 5 a 11 anos com deficiência ou comorbidades podem se vacinar, independentemente da idade que consta no calendário.

Lembrando que, tanto para a imunização das crianças com a vacina da Pfizer como a CoronaVac, é necessário o acompanhamento de pai, mãe ou responsável. É preciso estar atento para o intervalo de 15 dias entre a dose da vacina contra a covid-19 e as demais vacinas do calendário infantil de imunização.

Edição: Bianca Paiva - GT Passos

Últimas notícias
Economia

Rio de Janeiro: setor de serviços está otimista com a economia

Os empresários do setor de serviços continuam otimistas com a retomada econômica e o crescimento dos negócios nos próximos três meses, segundo o Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises do RJ.

Baixar arquivo
Esportes

Yuri Mansur fica em 4º na Etapa de Madri do Global Champions Tour

Na prova contrarrelógio com obstáculos a 1,45m da Etapa de Madri do Global Champions Tour, o cavaleiro brasileiro Yuri Mansur ficou na quarta colocação no Troféu Suzuki. Ele montou o cavalo Humberto Ask.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Empresa vai investir R$ 1 bi para ampliar rede de esgoto em Manaus

Atualmente, apenas 26% da população manauara está contemplada pelo serviço

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Especial: desafio de levar água tratada e esgoto à população de Manaus

Atualmente a cidade conta com menos de 800 quilômetros de rede, além de 80 estações de tratamento de esgoto.

Baixar arquivo
Educação

Inep publica edital do Encceja 2022

A prova serve para que jovens e adultos, que não terminaram o Ensino Básico na idade indicada, possam fazer uma prova para conseguir os certificados do Ensino fundamental e Médio.

Baixar arquivo
Economia

CNI prevê necessidade de qualificação de 9,6 mi de pessoas até 2025

Isso é o que prevê o Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, divulgado nesta segunda-feira pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).

Baixar arquivo