Novas regras para doação de sangue podem facilitar número de doadores

Publicado em 26/01/2022 - 16:06 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

As regras para doar sangue foram alteradas novamente nesta semana, por meio de nota técnica publicada pelo Ministério da Saúde. A partir de agora, os candidatos à doação de sangue com diagnóstico ou suspeita de Covid-19 e que apresentaram sintomas da doença, mesmo nos casos leves ou moderados, serão considerados inaptos por um período de 10 dias. Antes, os doadores diagnosticados com covid precisavam esperar trinta dias após o término dos sintomas.

De acordo com Kelly Barbi, da Fundação Hemocentro de Brasília, as regras anteriores afastaram muitos candidatos a doadores. A nova medida deve favorecer a recomposição dos estoques de sangue:

Os novos critérios também valem para os candidatos a doadores com diagnóstico positivo para covid, mas que não tiveram os sintomas da doença. Nesse caso, o período de inaptidão é de 10 dias após a data da coleta do exame.

Pessoas que tiveram contato próximo com caso confirmado de Covid-19 durante o período de transmissibilidade da doença nos últimos 10 dias, ou com indivíduos que testaram positivo para a doença, também devem ser consideradas inaptas; mas, neste caso, pelo período de SETE dias após o último contato.

Outra restrição refere-se a pessoas candidatas à doação de sangue que cumpriram isolamento voluntário ou indicado por equipe médica, por causa de sintomas de possível infecção pelo Sars-CoV-2. Esses candidatos só serão considerados inaptos para doação durante o período de isolamento.

Pela nova atualização, não são mais considerados inaptos para doar sangue as pessoas que tenham vindo de outros países com casos de Covid-19.

Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo