Ômicron: risco de hospitalização é de cerca de um terço da Delta

Publicado em 01/01/2022 - 20:15 Por Victor Ribeiro - Brasília

O risco de internação de pessoas contaminadas pela variante ômicron do coronavírus corresponde a um terço do risco de quem pegou a variante delta. A conclusão é de uma pesquisa da Universidade de Cambridge, divulgada neste fim de semana pela Agência de Saúde do Reino Unido.

O estudo acompanhou 528 mil britânicos infectados pela ômicron e 573 mil com a variante delta. O país enfrenta um novo surto de covid-19 e terminou o ano com um recorde. Na sexta-feira, quase 190 mil pessoas no Reino Unido tiveram diagnóstico positivo para a doença. Foi o maior número de casos em 24 horas desde o começo da pandemia, em março de 2020.

A pesquisa confirmou que a ômicron é muito mais transmissível que as outras variantes, mas é menos agressiva que a delta. Apesar do aumento progressivo do número de infecções, o número de pacientes internados que precisaram de ajuda de equipamentos para respirar permaneceu estável durante todo o mês de dezembro.

O estudo concluiu também que o risco de internação é bem menor para quem está vacinado. Quem tomou pelo menos duas doses de imunizante tem 81% de chance de não precisar de ser internado do que as pessoas não vacinadas.

De acordo com o portal Nosso Mundo em Dados, no Reino Unido, 70% da população já concluiu o ciclo de vacinação. Ainda segundo a pesquisa, apesar do recorde histórico do número de novos casos diários de covid-19, a quantidade de pessoas internadas corresponde a um terço do registrado em janeiro do ano passado. Naquela época, eram mais de 34 mil hospitalizações por dia. Agora, são cerca de 12 mil.


*Com informações da Agência Reuters

Edição: Rádio Nacional / Líria Jade

Últimas notícias
Economia

Confiança do consumidor cai 1,4 ponto em janeiro, aponta FGV

A queda do indicador em janeiro foi influenciada pela piora das expectativas para os próximos meses.

Baixar arquivo
Saúde

Queiroga: prioridade é ampliar vacinação com segunda dose e reforço

Segundo o ministro, o país deve registrar aumento de casos de covid-19 nas próximas semanas e chegar ao pico de contaminações.

Baixar arquivo
Esportes

Bia Haddad coloca o Brasil na semifinal do Australian Open

É a primeira vez no feminino, desde o início da era aberta, que o Brasil chega numa semifinal. A última semifinal brasileira foi em 1965 com Maria Esther Bueno no torneio de simples.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de segunda e próximas partidas do futebol

O Icasa venceu o Maracanã por 3 a 2, o Crato perdeu em casa para o Atlético por 2 a 0, o Caucaia bateu em Iguatu por 2 a 1 e o Pacajus foi goleado pelo Ferroviário por 4 a 1.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Alerta! Chuvas aumentam vazão do reservatório de Sobradinho, na Bahia

A vazão do reservatório de Sobradinho, na Bahia, teve um novo aumento nesta segunda-feira.

Baixar arquivo
Saúde

Obesidade poderá atingir mais de um quarto da população até 2030

É o que aponta um estudo sobre Obesidade e Doenças Crônicas não Transmissíveis, realizado por pesquisadores brasileiros e chilenos.

Baixar arquivo