Pfizer inicia testes de comprimido contra covid-19 no Brasil

Publicado em 27/01/2022 - 08:36 Por Victor Ribeiro* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A farmacêutica Pfizer começou a testar no Brasil um comprimido contra a forma grave da covid-19. É o Paxlovid, primeiro antiviral para tratar a doença. De acordo com as pesquisas apresentadas pela empresa, o remédio tem quase 90% de eficácia para evitar a hospitalização e a morte dos pacientes.

Agora, os brasileiros que quiserem ser voluntários para testar esse medicamento já podem procurar os 29 centros de pesquisa em 11 estados e no Distrito Federal. A médica Suzara Souto Lopes é a investigadora principal desse estudo no DF. Ela conta quem pode ser voluntário.

Os centros de pesquisa do remédio contra a covid-19 funcionam no Distrito Federal, e nos estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo

O médico Carlos Brites coordena a pesquisa com o antiviral no Hospital da Universidade Federal da Bahia. Ele explica como o remédio deve ser usado. 

Carlos Brites também destaca o que os pesquisadores esperam desse medicamento contra a covid-19.

Em dezembro do ano passado, a FDA foi a primeira agência de vigilância sanitária a autorizar o uso emergencial do Paxlovid. A Pfizer informou que pretende apresentar, em breve, um pedido semelhante à Anvisa.

O remédio ataca a proteína S, que fica na superfície do coronavírus, e pode ser usado em qualquer adulto com covid-19. Já os menores de idade, só devem tomar se fizerem parte do grupo de alto risco, tiverem 12 anos ou mais e pesarem pelo menos 40 quilos.

*Com produção de Dayana Vítor.

Edição: Jacson Segundo/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Cultura

São Paulo realiza a Virada Cultural no próximo fim de semana

Serão mais de 300 apresentações artísticas entre shows musicais, teatros, danças e manifestações populares. A expectativa é que o evento atraia cerca de 2 milhões de pessoas.

Baixar arquivo
Economia

Dólar registra nova queda nesta segunda

Após ter fechado o pregão da última sexta-feira com queda de 0,98%, o dólar continuou a recuar frente ao real nesta segunda e fechou o dia cotado a R$ 4,80 - uma queda de 1,31%.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça do Rio julga pedidos anulação de acordo de delação premiada

A votação de duas petições criminais protocoladas pelo governador, Cláudio Castro, e pelo ex-delegado Mario Jamil Chadud, foi suspensa, nesta segunda-feira, pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Economia

Governo federal reduz em mais 10% alíquotas do Imposto de Importação

A medida beneficia ais de seis mil itens que fazem parte da Tarifa Externa Comum do Mercosul, e abrange bens como feijão, carne, massas, biscoitos, arroz e materiais de construção.

Baixar arquivo
Educação

Vitor Godoy participa do Fórum Mundial de Educação

Godoy vai apresentar as políticas do Ministério da Educação para recuperação do aprendizado dos estudantes, que foi muito prejudicado pelo fechamento das escolas na pandemia.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio lança plano de enfrentamento a violência sexual contra crianças

O plano quer melhorar as políticas públicas de proteção contra abusos e violência contra crianças e adolescentes, além de minimizar os efeitos da pandemia que agravou o problema.

Baixar arquivo