Procon-SP fiscaliza aumento de preço de testes contra a covid-19

Publicado em 14/01/2022 - 14:40 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Com a variante ômicron, aumentou a procura por testes de covid-19 em todo o país. Em São Paulo, após relatos de consumidores sobre a pratica de preços abusivos, o Procon decidiu fiscalizar a situação em farmácias e laboratórios em todo o estado.

De acordo com informações da Abrafarma, Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias, o volume de testes feitos nas farmácias na primeira semana de janeiro já é quase 5 vezes superior comparado a novembro de 2021. Foram mais de 480 mil testes na semana de 3 a 9 de janeiro, enquanto que em todo o mês de novembro, foram pouco mais de 94 mil testes.

O diretor do Procon de São Paulo, Fernando Capez, esclareceu que, embora não exista tabelamento nos preços dos testes, em hipóteses excepcionais de claro abuso contra a população pode haver a intervenção do Estado. Ele inclusive não descarta a requisição dos testes dos laboratórios e farmácias para uso gratuito da população

Nessa primeira etapa de fiscalização, os fiscais do Procon irão notificar laboratórios a entregarem as notas fiscais de compra do produto e venda ao consumidor para averiguar os preços praticados nos últimos meses. Caso descubram aumentos abusivos a partir dessa análise, os comerciantes poderão ser punidos.

Edição: Sâmia Mendes - GT Passos

Últimas notícias
Saúde

Chegam mais doses da vacina para crianças; estados começam imunização

Chegou ao Brasil neste domingo (16) mais uma remessa da vacina Pfizer para a imunização de crianças a partir de cinco anos. O novo lote, com 1,2 milhão de doses desembarcaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, pela manhã.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro segue testando para covid-19

O  estado do Rio de Janeiro está ampliando sua rede de testagem para Covid. A expectativa do governo é oferecer 5 mil e 800 testes por dia, já a partir desta segunda-feira (17).

Baixar arquivo
Educação

Reaplicação do Enem 2021 termina neste domingo

Hoje (16) é o segundo dia de reaplicação de provas para os candidatos do  Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, 2021 em todo o país. Os estudantes vão responder a 90 questões de ciências da natureza e matemática. 

Baixar arquivo
Saúde

Covid: Rio de Janeiro começa vacinação de crianças nesta segunda

A meta é vacinar cerca de 1,5 milhão de crianças, entre 5 a 11 anos, contra a covid.

Baixar arquivo
Saúde

Estado do RJ registra novo recorde de casos de covid em 2022

Foram confirmados nesta sexta-feira (14) mais de 16 mil casos. Até então, o maior número de diagnósticos positivos neste início de ano tinha sido registrado no dia anterior, com mais de 12.800 ocorrências.

Baixar arquivo
Saúde

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave aumentam 135% no Brasil

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no Brasil deram um salto de 135% quando comparadas as três últimas semanas de novembro do ano passado com os últimos 21 dias.

Baixar arquivo