Queiroga: prioridade é ampliar vacinação com segunda dose e reforço
Há estados onde a cobertura vacinal é baixa
Publicado em 25/01/2022 - 10:32 Por Ana Lúcia Caldas* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
Com o aumento da contaminação pela variante ômicron no Brasil, a prioridade do Ministério da Saúde é ampliar a vacinação contra a covid-19 com a segunda e a dose de reforço.
A afirmação é do ministro Marcelo Queiroga, que participou do programa Sem Censura, exibido pela TV Brasil nessa segunda-feira (24). De acordo com ele, ainda existem estados onde a cobertura vacinal é baixa.
Segundo o ministro, o país deve registrar aumento de casos nas próximas semanas e chegar ao pico de contaminações. Na avaliação de Queiroga, após esse período, poderá ser registrada uma queda rápida de casos, a exemplo do que aconteceu em outros países.
Ainda no Sem Censura, o ministro afirmou que o governo trabalha no fortalecimento das unidades básicas de saúde (UBS) para realizar o tratamento preventivo de outras doenças durante a pandemia.
Marcelo Queiroga também falou sobre o programa Cuida Mais Brasil, que foi lançado no início deste mês, para ampliar o acesso de gestantes ao serviço público de saúde. Ele afirmou a necessidade de reduzir a mortalidade materna no país.
* Com informações da Agência Brasil.
Edição: Renata Batista