Saúde vai distribuir 6 milhões de doses da CoronaVac para crianças

Ao menos 12 estados já pediram o envio emergencial de doses

Publicado em 21/01/2022 - 21:35 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
Atualizado em 21/01/2022 - 21:48

O Ministério da Saúde vai distribuir seis milhões de doses da CoronaVac, com foco na vacinação infantil. Outros três milhões de doses já estão nos estoques das secretarias estaduais de Saúde.

Após a Anvisa autorizar o uso do imunizante por crianças e adolescentes de seis a 17 anos, agora a meta é vacinar pelo menos 10% desse público em cada estado. Foi o que anunciou, nesta sexta-feira, o secretário-executivo do ministério, Rodrigo Cruz.

Ao menos 12 estados já pediram esse envio emergencial de doses: Acre, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins. A distribuição dessas doses começa a partir desta segunda-feira (24) .

E, na terça, o Ministério da Saúde deve enviar para a Anvisa mais informações sobre como será o uso do autoteste para covid-19, se for autorizado pela agência reguladora.

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, destacou as dúvidas que o ministério pretende responder, como quem pode comprar, como usar e qual estabelecimento pode comercializar.

Na última quarta-feira, a Anvisa deu 15 dias para o ministério definir uma política pública para o uso dos autotestes para covid-19. Se a resposta esclarecer as dúvidas, a agência reguladora vai iniciar o processo de regulamentação desse tipo de testagem no país.

Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Educação

Vitor Godoy participa do Fórum Mundial de Educação

Godoy vai apresentar as políticas do Ministério da Educação para recuperação do aprendizado dos estudantes, que foi muito prejudicado pelo fechamento das escolas na pandemia.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio lança plano de enfrentamento a violência sexual contra crianças

O plano quer melhorar as políticas públicas de proteção contra abusos e violência contra crianças e adolescentes, além de minimizar os efeitos da pandemia que agravou o problema.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Escola é importante para identificar crianças vítimas de abuso sexual

Maio Laranja é o mês de que destaca a necessidade de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Baixar arquivo
Esportes

Gymnasiade: Brasil fica na vice-liderança no quadro geral de medalhas

Foram 45 ouros, 45 pratas e 36 bronzes, num total de 126 medalhas. O título ficou com os franceses, que subiram ao pódio 130 vezes, em 51 delas para receber a medalha de ouro.

Baixar arquivo
Saúde

Podcast Entrevista é Nacional: saiba o que é a varíola dos macacos

Casos de varíola dos macacos em humanos estão surgindo mundo afora. No Entrevista É Nacional, o médico infectologista José Davi Urbaéz esclarece que a diferença entre a varíola dos macacos e a varíola humana é a gravidade.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Pesquisadores desenvolvem queijo para doença crônica no intestino

Um queijo com probiótico capaz de melhorar a qualidade de vida de quem tem uma doença crônica no intestino é a nova descoberta de pesquisadores da UFMG.

Baixar arquivo