Vacinação infantil contra a covid completa uma semana no Brasil

Crianças a partir de 5 anos receberão vacinas da Pfizer e CoronaVac

Publicado em 21/01/2022 - 21:40 Por Kariane Costa* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Completa nesta sexta-feira (21) uma semana do início da vacinação contra a covid-19 em crianças a partir de 5 anos em todo o Brasil. Ainda não há um balanço oficial que reúna os dados de todos estados de quantas crianças foram vacinadas até agora.

O Rio de Janeiro contabiliza 39 mil crianças imunizadas com a Pfizer até esta sexta-feira (21). O estado informou que aguarda o envio de 120 mil doses para avançar no calendário.

Na quinta-feira (20), a Anvisa autorizou mais um imunizante para ser usado no público infantil, a CoronaVac, mas apenas para crianças a partir de 6 anos.

Em alguns estados a aplicação da CoronaVac já começou. Caso de São Paulo, que tem 8 milhões de doses da CoronaVac que já estão sendo aplicadas em crianças e adolescentes. O Pará também já está vacinando os pequenos e anunciou que tem disponível 160 mil doses da CoronaVac.

Já o Distrito Federal e Minas Gerais informaram que vão aguardar orientações do Ministério da Saúde para iniciar a vacinação com a CoronaVac.. Ao contrário da Pfizer, a dose da CoronaVac é a mesma para adultos e crianças.

O DF já recebeu 32.600 doses da Pfizer, destinadas exclusivamente à vacinação de crianças e tem  540 mil doses da CoronaVac armazenadas.

Katiana Costa disse que não perdeu tempo e decidiu levar a filha logo na primeira semana

Helena Costa de 10 anos conta que não teve nenhuma reação e está otimista em relação ao rumo da pandemia.

Em relação a reações adversas, o governo de São Paulo informou que a vacina não foi a causa da parada cardíaca de uma criança de 10 anos. Uma análise realizada por mais 10 especialistas apontou que a criança tinha uma doença rara e que sua morte não tem relação com a vacina contra a covid.

Por sua vez, a variante Ômicron em alguns estados tem elevado o número de crianças que precisam ser internadas no hospital. São Paulo, por exemplo, registrou nos últimos dois meses uma alta de 61% nas internações de crianças e adolescentes em leitos de terapia intensiva em razão da variante.

Quanto às dúvidas que têm surgido sobre possíveis efeitos colaterais das vacinas usadas contra a covid-19 em crianças e adolescentes, a Anvisa e o Ministério da Saúde atestam que elas são seguras. O infectologista Julival Ribeiro, membro da Sociedade Brasileira de Infectologia, reforça o alerta para que os pais vacinem as crianças. 

De acordo com o Ministério da Saúde, até o fim de março deste ano o Brasil terá 20 milhões de doses da vacina infantil da Pfizer. Ao todo, o país deve receber 4,3 milhões de doses em janeiro.

A vacinação infantil está sendo acompanhada de perto pelo governo federal e o Supremo Tribunal Federal. De acordo com a AGU, existem registros que apontam que quase 60 mil crianças ou adolescentes  em todo o país receberam doses  da vacina de adulto.

O ministro Ricardo Lewandowski determinou que os Ministérios Públicos nos estados e no DF acompanhem e fiscalizem a vacinação de crianças para garantir que sejam cumpridas as regras do Estatuto da Criança e do Adolescente quanto à vacinação.

* Com produção de Dayana Vitor e Lucas Cupertino.

Edição: Roberto Marques Piza / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Esportes

Gymnasiade: Brasil fica na vice-liderança no quadro geral de medalhas

Foram 45 ouros, 45 pratas e 36 bronzes, num total de 126 medalhas. O título ficou com os franceses, que subiram ao pódio 130 vezes, em 51 delas para receber a medalha de ouro.

Baixar arquivo
Saúde

Podcast Entrevista é Nacional: saiba o que é a varíola dos macacos

Casos de varíola dos macacos em humanos estão surgindo mundo afora. No Entrevista É Nacional, o médico infectologista José Davi Urbaéz esclarece que a diferença entre a varíola dos macacos e a varíola humana é a gravidade.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Pesquisadores desenvolvem queijo para doença crônica no intestino

Um queijo com probiótico capaz de melhorar a qualidade de vida de quem tem uma doença crônica no intestino é a nova descoberta de pesquisadores da UFMG.

Baixar arquivo
Geral

Senacon suspende venda de marca de carregador portátil sem homologação

A Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon) suspendeu, nesta segunda-feira, a venda do carregador portátil Powerbank XChange, da marca TecToy.

Baixar arquivo
Geral

Ouvidorias organizam maratona para defesa dos direitos dos usuários

Junho é o mês da segunda edição da Maratona de Defesa dos Direitos dos Usuários de Serviços Públicos, promovida pela Rede Nacional de Ouvidorias.

Baixar arquivo
Internacional

Fórum Econômico Mundial: Zelensky defende mais sanções contra a Rússia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse nesta segunda-feira que a invasão russa no país é um precedente histórico

Baixar arquivo